Pelo menos 74% das pequenas empresas paraibanas revelaram fazer uso da Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento de suas atividades no dia a dia. O dado consta na sétima edição da pesquisa “Transformação digital nos pequenos negócios 2025”, produzida e divulgada pelo Sebrae Nacional, o que reforça a presença cada vez maior da tecnologia no ambiente de negócios.
O percentual em questão corresponde a utilização de dispositivo para reconhecimento facial. Os dados revelam também que a presença de assistentes virtuais é comum em 51% dos negócios no território estadual. Outros 48% dos negócios consultados informaram usar aplicativos para otimizar ou melhorar imagens e 46% indicaram utilizar ferramentas como chat GPT, Deepseek, Coplit, Gemini, entre outros. O dispositivo digital de maior uso é o GPS, que está presente em 82% das pequenas empresas.
De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, os dados apresentados pela pesquisa reforçam não apenas o avanço da tecnologia, mas a compreensão dos empreendedores sobre a necessidade de otimizarem suas ações no ambiente empresarial.
“Isso não é só uma tendência, é um sinal de que os empreendedores estão buscando soluções para ganhar tempo, reduzir custos e melhorar o atendimento ao cliente. Isso fortalece os negócios e ajuda a crescer de forma mais estratégica”, enfatiza a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa.
Sobre o trabalho de orientação prestado pelo Sebrae/PB, Ivani Costa explica que a instituição tem atuado de forma estratégica apoiando os empreendedores no estado.
“O Sebrae tem atuado fortemente nesse processo, com capacitações, conteúdos acessíveis e ferramentas como a Jurem@, nossa assistente de IA. E um destaque especial é o trabalho dos Agentes de Dados, uma iniciativa inovadora que desenvolve soluções baseadas em dados e inteligência artificial e disponibiliza para os pequenos negócios. Com isso, mesmo quem não tem conhecimento técnico consegue usar da tecnologia para tomar decisões mais inteligentes. Estamos falando de inovação aplicada à realidade local, com impacto direto no dia a dia de quem empreende na Paraíba”, conclui.
Nesta edição, a pesquisa entrevistou 255 donos de pequenas empresas paraibanas. Em todo o território nacional, 7.182 empresas responderam às perguntas, sendo 3.553 empresas caracterizadas como MEI, 2.820 como ME e 809 como EPP. Os setores predominantes foram comércio (2.532), serviços (3.548) e indústria (1.102).
O objetivo da pesquisa foi verificar como os pequenos negócios têm vivenciado o processo de transformação digital em suas atividades. A metodologia aplicada é a pesquisa quantitativa, com técnica de entrevistas por telefone, realizadas entre o período de 31 de março a 15 de abril deste ano. O erro amostral é de 1,16% para resultados gerais e intervalo de confiança de 95%.