ASN PB
Compartilhe

Pequenos negócios devem apostar em criatividade e experiência para aumentar vendas no Dia dos Namorados

Ações personalizadas, vitrines atrativas e interação nas redes sociais são estratégias para empreendedores impulsionarem resultados
Por Michelle Farias
ASN PB
Compartilhe

Considerada uma data importante para o comércio varejista, o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, é uma oportunidade para os empreendedores ampliarem suas vendas e atraírem novos clientes. Para se destacar nesse período, as lojas físicas podem investir em vitrines visualmente atrativas, com cores, iluminação e frases de impacto romântico.

“Aposte nas experiências, não só nos produtos. Hoje os consumidores valorizam experiências, dessa forma os empreendedores podem criar combos ou kits temáticos com brindes, cartões personalizados ou embalagens criativas. Um exemplo disso pode ser oferecer um voucher para um café da manhã romântico ao cliente que comprar um presente”, orientou o analista técnico do Sebrae/PB, Diogo Freitas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a data deve movimentar R$ 2,75 bilhões no comércio varejista do país. “Oferecer facilidades de pagamento e descontos inteligentes, como promoções “compre 2 e ganhe 10%”, pagamento em até 3x sem juros ou descontos para compras antecipadas ajudam a atrair os indecisos”, afirmou o analista técnico.

Usar as redes sociais de forma estratégica é outra dica do analista técnico para que os empreendedores potencializem suas vendas. A dica é investir em posts com histórias reais, depoimentos de clientes, e enquetes sobre preferências de presente. Ele reforça que publicações de reels, stories com contagem regressiva e posts patrocinados localizados são estratégias para atrair clientes.

Um diferencial competitivo simples e pode ser adotado pelos pequenos negócios é o atendimento gentil, o que gera empatia e aproxima o cliente. Além disso, parcerias locais estratégicas podem ser benéficas aos empreendedores. “Lojas de roupas com floriculturas, docerias com salões de beleza, por exemplo”, citou Diogo Freitas.

Para quem ainda não tem e-commerce, usar o WhatsApp Business, Instagram Shopping e Marketplaces locais pode ser um caminho rápido. O empreendedor deve estar atento à publicação de boas fotos, descrições claras e respostas rápidas aos clientes. Concluída a venda, a dica do analista técnico Diogo Freitas para fidelizar clientes é enviar uma mensagem de agradecimento e perguntar se a pessoa gostou do presente, o que demonstra cuidado e cria vínculo.