ASN PB
Compartilhe

Sala do Empreendedor de Queimadas atrai visitas com premiações nacionais

Com o terceiro Selo Sebrae de Referência em Atendimento Salas do Empreendedor na categoria diamante, local é modelo para outros municípios
Por Valdívia Costa
ASN PB
Compartilhe

A Sala do Empreendedor de Queimadas, no agreste da Paraíba está atraindo visitantes pelas premiações nacionais que recebe anualmente. Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho (Sedest) de João Pessoa e gestores do Sebrae/PB realizaram uma visita técnica nesta terça-feira (6). O local ganhou o terceiro Selo Sebrae de Referência em Atendimento em Salas do Empreendedor, na categoria diamante, e é modelo de gestão também para outros municípios, como a prefeitura da capital da Paraíba. Ao final da manhã, o grupo visitou o mercado público, que tem 285 empreendedores capacitados pela Sala da cidade.

Nelijane Ricarte/ Foto: Ascom Sebrae/PB
Secretário Bruno Freitas/ Foto: Ascom Sebrae/PB

-

-

-

-

-

-

“O Selo Sebrae de Referência em Atendimento Salas do Empreendedor é uma forma de reconhecimento da atuação das salas do empreendedor junto aos empreendedores. Ele afere a melhoria do ambiente de negócio no município e os participantes recebem selos bronze, prata e ouro. As que conquistam o selo ouro no estado concorrerem a selagem diamante no âmbito nacional, que foi o que aconteceu com a Sala em Queimadas”, explicou a gestora estadual do programa Cidades e Territórios Empreendedores do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte.

O local ganhou o terceiro Selo Sebrae de Referência em Atendimento Diamante Nacional nos anos de 2022, 2023 e 2024. Na Paraíba, é a única sala premiada três vezes consecutivas e no Brasil apenas mais duas cidades receberam a premiação por três anos seguidos. Outra premiação aconteceu também em 2022, com o primeiro lugar nacional na categoria Sala do Empreendedor no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

“Desde o primeiro ano da premiação que essa Sala inscreveu o projeto e eles já começaram a se destacar, realizando bem esse trabalho. A premiação do Sebrae conta com alto número de inscritos dos 27 estados e Distrito Federal. Mesmo com a ampla participação nessa categoria, eles ganhavam, acredito que, por conta dessa intensa atuação na cidade e no seu entorno”, comunicou Nelijane Ricarte, completando que este ano o Sebrae terá 126 salas do empreendedor abertas na Paraíba.

Nelijane ressaltou que o processo para o desenvolvimento faz parte da atuação do Sebrae em todo o Estado. Por isso, representantes de várias Salas do Empreendedor de outros municípios no Brasil já vieram conhecer a atuação de Queimadas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) de João Pessoa, Bruno Farias, esteve averiguando tudo o que é feito para implementar na sua pasta. Segundo ele, o que o levou a realizar essa visita foi a excelência do serviço que é prestado para o empreendedorismo da cidade de Queimadas e da região. Para Bruno Farias, Queimadas é uma referência nacional de apoio aos arranjos produtivos locais e ver essa experiência exitosa de perto inspira a realizar algo mais potente do que o serviço atual prestado na capital.

Visita ao mercado/ Foto: Ascom Sebrae/PB
Sala Tridiamante/ Foto: Ascom Sebrae/PB

-

-

-

-

-

-

Já o agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Josias Farias, disse que as soluções da Casa são o apoio constante ao empreendedor, estímulo à formalização, ampliação do quadro de agentes de desenvolvimento, busca ativa no mercado local e oferta de capacitação, palestras e workshops, além de ajudar na realização das duas feiras, uma literário (Fliq) e a Expo Rural, que movimentam o empreendedorismo.

A Sala do Empreendedor também recebe currículos de toda a população da cidade e dos alunos capacitados. Josias Farias encaminha esses profissionais para as empresas da cidade contratarem, a exemplo de uma empresa que fica na zona rural da cidade, representante da marca Ditongo, tocada pela empreendedora Lena, que tinha 10 funcionários e hoje com o apoio da Sala tem cerca de 70 colaboradores.

“A forma como a Sala do Empreendedor foi organizada levou a esse trabalho de referência, um reconhecimento nacional. No primeiro ano da premiação, apenas nove salas foram classificadas como diamantes no Brasil e nós estávamos lá. Aqui nesta cidade, nós temos várias evidências para serem apresentadas, para além do atendimento ao público. Seguimos o regulamento e ofertamos capacitações, temos agentes e inovamos com a instalação de um sistema novo do Sebrae”, comentou. Ele disse que estão analisando uma forma de atender os empreendedores rurais do município, com uma espécie de rodada de serviços com várias instituições.

As parcerias com a Sala são realizadas de diversas formas, com o sistema S, IEL, Instituto Alpargatas, Empreender Paraíba, instituições financeiras e as secretarias municipais. Recentemente, eles realizaram capacitação e processo seletivo para os permissionários em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFCG), para aproximadamente 300 empreendedores.

-

-