A cidade de Campina Grande, no agreste da Paraíba, ficará conhecida também pelos setores de inovação e tecnologia. Nesta quinta-feira (24), o Sebrae/PB iniciou os trabalhos de construção de portfólio e planejamento estratégico da Rota Caminhos da Inovação da cidade. A consultora Vaniza Schuler, referência em turismo de negócios e inovação, com 38 anos de expertise, fez palestra e visitou o ecossistema de inovação local, formado por startups, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

A analista técnica do Sebrae/PB em Campina Grande, Ivana Sena, disse que o ecossistema da inovação é um grupo que vem trabalhando com 17 instituições de inovação desde 2015.
“Nós resolvemos colocar a Rota Caminhos da Inovação como produto de turismo de negócios do nosso ecossistema. Vaniza Schuler fez uma validação no período do Neon do ano passado. Nós tivemos mais de 380 pessoas aqui em Campina Grande, entre pesquisadores, professores da universidade, startups e empreendedores, que vieram fazer um benchmarking nesta Rota, percorrendo os 17 atores do ecossistema”, comentou.
A consultora Vaniza Schuler conhece Campina Grande desde 2013 e ficou encantada com a cidade, com seu tamanho, beleza e estrutura turística. Seguindo os princípios do marketing de destino, ela falou sobre a segmentação, o posicionamento e a promoção do destino. Vaniza crê que a cidade pode desenvolver um ótimo trabalho de turismo industrial e turismo de inovação. “Com esse índice de doutores e pós doutores de Campina Grande como um dos maiores do Brasil, a cidade é uma potência no setor de inovação. Um dos destaques desse município é que a UFCG lidera o ranking de patentes de invenção entre instituições de ensino superior, ficando à frente da Petrobras. Vale do Silício é um exemplo do que Campina pode se tornar com dados como este e com um bom trabalho de divulgação dessa rota”, declarou.
A consultora do Sebrae também apontou outro momento importante que esse setor está enfrentando. Vaniza citou a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), indica que 62% dos assentos das aeronaves do Brasil são destinados aos turistas de negócios. “A Paraíba está cada vez mais destacada no cenário nacional como
destino turístico, temos que aproveitar essa situação para fortalecer a Rota Caminhos da Inovação. A partir de agora, criaremos nosso marketing de destinos com foco no ecossistema de inovação da cidade”, ressaltou.
A reunião criou um cronograma de ações e alinhará os próximos passos dessa iniciativa. À tarde, houve uma visita técnica aos laboratórios de alta complexidade da UFCG, como o Laboratório de Análise em Petróleo. Segundo Ivana Sena, o ecossistema de inovação da cidade já está consolidado. “Juntos, estamos construindo caminhos que impulsionam ideias, conectam pessoas e transformam realidades. Como forma de apresentar o ecossistema e de divulgar nossos trabalhos, teremos um livro que será lançado durante a Feira do Empreendedor este ano em Campina Grande”, falou.
A analista técnica da Unidade de Marketing e Comunicação (UMCC) do Sebrae/PB, Ediene Lima, realizou reunião nesta quarta-feira (23) com Julianna Dutra, da empresa Experai, para planejar a escrita da obra. “O Sebrae/PB apresentará a cidade como um polo de inovação e empreendedorismo no Estado, destacando o potencial de desenvolvimento local e a importância das iniciativas que estão moldando o futuro das startups. O livro será uma valiosa contribuição para o ecossistema de inovação regional”, enfatizou.
A obra consolidará a trajetória de Campina Grande, mostrando como a cidade se tornou um ambiente propício à inovação, atraindo investidores, empresas de tecnologia e talentos de diversas áreas. Experiências, histórias de sucesso e desafios superados, o livro estará disponível em PDF pelas plataformas do Sebrae.