ASN PB
Compartilhe

Número de empregos gerados pelas MPEs cresce 11% em 2024

Foram geradas 2.313 vagas a mais, em comparação com 2023, segundo Caged
Por Valdívia Costa
ASN PB
Compartilhe

Houve um aumento de mais de 11% nos empregos gerados em 2024 pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs), no estado da Paraíba, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2023, as MPEs geraram 20.836 postos novos de trabalho. Já em 2024, houve um total de 23.149 empregos.

Empregos MPE/ Imagem: Caged

As Médias e Grandes Empresas (MGEs) registraram também um saldo positivo no ano passado, após deterioração de empregos em 2023. Esse avanço foi impulsionado, principalmente, pelo setor de serviços, responsável pela criação de 8.512 vagas nas MPEs e 5.271 nas MGEs. Já o setor do comércio também se destacou, gerando 5.628 vagas nas MPEs, embora o crescimento nas MGEs tenha sido mais modesto, com apenas 464 vagas.

As MPEs da construção civil criaram 6.326 novos postos, evidenciando o crescimento para os pequenos negócios, visto que as MGEs apresentaram um saldo negativo, com 958 vagas a menos. Entre os municípios, João Pessoa liderou a geração de empregos nas MPEs, com 10.527 novas vagas, seguida por Campina Grande, com 3.631, e Cabedelo com 1.032.

Empregos MPE/ Imagem: Caged

“O Sebrae teve participação decisiva nesse resultado, oferecendo treinamentos e consultorias que fortaleceram a gestão dos micro e pequenos empreendedores. Um exemplo é o projeto ALI, que estimula a produtividade ao acompanhar as MPEs por até seis meses. Houve um aumento de 18,1% na produtividade das empresas acompanhadas, contribuindo diretamente para o aumento dos postos de trabalho e o desenvolvimento econômico do estado”, comentou a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa.

A gerente destacou ainda um outro ponto do relatório. Nas atividades de maior destaque, a construção de edifícios deu um saldo positivo, de 4.102 postos a mais nas MPEs, enquanto as MGEs fecharam 502 vagas. Já o comércio varejista de supermercados teve crescimento de 692 novas vagas nas MPEs, mas saldo negativo de menos 223 postos nas MGEs.

Outro setor impactado foi na incorporação de empreendimentos imobiliários, com a geração de 665 vagas nas MPEs e 96 nas MGEs. No setor de restaurantes e similares, 661 novas vagas foram criadas nas MPEs e apenas cinco nas MGEs. Os dados foram coletados com base no Ministério da Economia, disponibilizado mensalmente no portal pelo Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET), dados da geração de emprego no Brasil.