O incentivo à criação de novos empreendimentos da economia criativa no cariri paraibano, investimentos no turismo da região e qualificação profissional foram temas de debate entre o Sebrae/PB, Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, PBTur e Empaer, nesta segunda-feira (3), em João Pessoa. As estratégias estão inseridas na agenda do Pacto Novo Cariri, uma iniciativa de articulação regional para promover o desenvolvimento integrado do cariri envolvendo lideranças, organizações e setores estratégicos.
A gerente da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, explicou que as ações estratégicas do Pacto Novo Cariri serão iniciadas ainda nesta semana e que as diretrizes serão tomadas sob a perspectiva da Agenda de Desenvolvimento do Pacto Novo Cariri, já debatida e traçada anteriormente.
“Nós discutimos o plano, falamos das ações do eixo do turismo e da economia criativa no Pacto Novo Cariri. Apresentamos as ações e objetivos que mais se conectam nesse momento a curto prazo, no ano de 2025, para serem realizadas em parceria dentro do prospectado. Agora vamos trabalhar no verdadeiro cenário para realizar o inventário, o plano de desenvolvimento e também o programa de capacitações, principalmente olhando para a gastronomia”, disse Madalena.
O potencial turístico do cariri é o diferencial competitivo e, durante o encontro, foi enfatizada a promoção da cultura, da arte e das tradições locais, além da integração com outras cadeias produtivas. Monteiro, por exemplo, é a cidade que promove o Festival Zabé da Loca, possui pontos turísticos da Rota Cariri Cultural e apresenta um centro histórico que atrai visitantes o ano inteiro.
Além de incentivar os novos empreendimentos da economia criativa, a estratégia do Pacto Novo Cariri também contempla o fortalecimento dos negócios existentes na região, além da articulação para acesso a programas de financiamento e incentivo ao trade turístico e cultural do cariri. Entre as ações estão ainda estruturar e melhorar a infraestrutura turística da região, capacitar e qualificar profissionais do setor turístico e da economia criativa e garantir a promoção e a comercialização dos produtos do cariri regional, nacional e internacionalmente, são as outras estratégias de atuação apresentadas.
Uma das ferramentas para execução das ações será o Programa LIDER, do Sebrae, que irá promover a capacitação das lideranças locais e regionais e promover soluções inovadoras. A abordagem será colaborativa para a construção de uma agenda de impacto.