A infraestrutura turística da cidade de Cabaceiras, no cariri da Paraíba, está cada vez mais preparada para receber visitantes. Recentemente, foi feita uma expansão da sinalização com placas que mostram os caminhos para as rotas do Lajedos e do Couro, na zona rural, e a rota Cinematográfica, na cidade, que é conhecida como a Roliúde Nordestina. Todo o trabalho de layout e mapeamento de sinalização teve a consultoria do Sebrae-PB.
O trabalho iniciou em 2024, com a sinalização de toda a rota do Couro, apoiada pelo programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART). A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, contou que a iniciativa é importante para facilitar as visitas autoguiadas dos turistas que chegam à cidade. “Alguns roteiros turísticos da Paraíba também já estão sinalizados, a exemplo das Rotas Gastronômicas do Brejo Paraibano, do Vale dos Sertões e do Vale do Paraíba”, completou.
Regina Amorim ainda disse que a sinalização turística contribui para o desenvolvimento do turismo com segurança. A sinalização possibilita aos turistas uma experiência prazerosa, sem perda de tempo no destino desejado, além de atrair mais visitantes.
Já a sinalização atual, que iniciou em dezembro e foi concluída em janeiro, foi uma parceria entre a prefeitura da cidade e a agência do Sebrae/PB em Campina Grande. A analista técnica da agência, Andrea Sousa, disse que foi uma solicitação do próprio prefeito Tiago Castro, junto ao Sebrae de Campina Grande. “Com a prefeitura, atuamos na Sala do Empreendedor, através de programas como Sebraetec, e com consultorias, como esta de turismo”, falou.
Andrea Sousa informou que a sinalização foi iniciada desde o ano passado, pelas secretarias de Turismo e Infraestrutura, e foi concluída agora com a entrega. Foi feito um projeto de identidade visual para todas as placas, incluindo algumas que já tinham sido postas, mas que estavam desgastadas. “É um trabalho que melhora e viabiliza os roteiros. Mais uma união que vem sendo desenvolvida junto à prefeitura ao longo de alguns anos”, falou.