A Paraíba terá, pela primeira vez, um grupo de estudantes representando o estado no Desafio Liga Jovem, maior competição de Empreendedorismo do Brasil realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias do Futuro. A equipe GaiaComp, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, localizada em Cuité, integrou os mais de 55 mil alunos inscritos em todo o país para a competição.
Os estudantes receberam, na quinta-feira (24), um troféu por vencer a competição, na modalidade ensino técnico, na etapa estadual e também na regional. A premiação foi entregue pelo gerente do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio Santos. “O melhor foi ver o brilho nos olhos dos outros alunos vendo os colegas e animados em participar no próximo ano. Com certeza cada vez mais esse movimento vai se fortalecer aqui na região”, disse o gerente.
Os estudantes da equipe GaiaComp desenvolveram uma composteira tecnológica, na qual são utilizados sensores avançados que vão monitorar temperatura e umidade do material orgânico em decomposição. O objetivo do GaiaComp é a utilização de tecnologias inteligentes para promover a sustentabilidade e uma gestão mais eficaz dos resíduos orgânicos, incentivando práticas ambientalmente responsáveis. “O trabalho que eles desenvolveram é escalável e é uma demanda que a população tem, que é ter uma composteira em casa. O projeto é maravilhoso”, avaliou.
Os estudantes Agnes Louise da Silva, Giovanni Silva Souto, Rone Raiz Araújo e Wildson Santos Soares são coordenados pelo professor João Paulo Silva e vão disputar na categoria Ensino Profissional, ainda este ano, em São Paulo. Marcílio Santos adiantou que está prevista para 2025 a realização de um Hackathon na região de Cuité, juntamente com a participação de alunos do Instituto Federal de Educação de Picuí, que também teve uma equipe premiada no Desafio Liga Jovem deste ano, na etapa estadual.
Para a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, o Desafio Liga Jovem tem se consolidado como um evento incentivador do empreendedorismo nas escolas e universidades. “É um programa do Sebrae que está sendo considerado o maior de empreendedorismo digital jovem do Brasil e tem mostrado o quanto esse público tem potencial e é criativo”, acrescentou.
Os estudantes que chegarem à etapa nacional vão concorrer a uma viagem internacional com todas as despesas pagas, além de terem uma imersão em uma cidade brasileira que tenha projetos de referência em inovação e tecnologia.