Realizado em Sergipe, entre os dias 14 e 18 deste mês, o 1º Encontro Nacional do Cidade Empreendedora conta com a participação de cerca de 60 gestores e analistas do Sebrae para analisar e dialogar sobre os resultados alcançados pelo programa. Desenvolvido em todas as Unidades da federação do país, somente no território paraibano a ação contempla 120 municípios de diferentes regiões, com atividades e orientações que são disponibilizadas para estimular o desenvolvimento econômico.
De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, que compõe o grupo que representa a Paraíba no evento, a ocasião é uma oportunidade estratégica para avaliar o programa e traçar novos objetivos. “A gente tem atendido dentro do Cidade Empreendedora 37 municípios nos seis primeiros eixos, sendo eles: gestão municipal; lideranças locais; desburocratização; sala do empreendedor; compras governamentais e empreendedorismo na escola. A conquista do selo diamante para sete Salas do Empreendedor em nosso estado é resultado também desse trabalho de acompanhamento”, enfatizou.
O programa Cidade Empreendedora tem como proposta transformar a realidade local dos municípios brasileiros e garantir através de iniciativas estratégicas o desenvolvimento econômico e social da população. Essas ações são protagonizadas através de dez eixos. Além dos seis destacados pela analista técnica do Sebrae/PB, o programa estabelece outros como inclusão produtiva; marketing territorial e setores econômicos; cooperativismo e crédito; e inovação e sustentabilidade.
Os demais municípios paraibanos, que somam o total de 83, são acompanhados nos eixos lideranças locais e sala do empreendedor. “Diversas outras ações são realizadas nesse processo como a publicação de leis editadas e aprovadas com foco nos pequenos negócios, a partir do advento da Lei da Liberdade Econômica e isso tudo faz parte do programa. Neste ciclo 2023-2024 foram 120 cidades atendidas e para 2025 o objetivo é ampliar esse trabalho”, disse Nelijane Ricarte.