As mulheres e jovens da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, no brejo paraibano, aprenderam mais sobre empreendedorismo e formalização de um pequeno negócio nesta sexta-feira (27), durante uma palestra realizada pelo Sebrae/PB. A atividade integrou a programação de encerramento do projeto de planejamento estratégico colaborativo Dragon Dreaming, realizado na comunidade com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).
Durante o evento, as analistas técnicas do Sebrae/PB, Renata Câmara e Rosário Brito, falaram sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e a importância da formalização do negócio. Além disso, também foram apresentados os cursos e capacitações gratuitas que a comunidade pode fazer de maneira virtual, pelo site do Sebrae.
“Foram 20 mulheres e jovens participando desse momento de capacitação para auxiliá-los nesse planejamento das ações que eles desenvolvem, como plano de ação e prioridades, principalmente para os próximos dois anos. Através disso, o Sebrae vai auxiliar a comunidade no processo de planejamento e organização dos seus projetos”, explicou a analista técnica Renata Câmara.
No evento realizado nesta sexta-feira, os participantes apresentaram trabalhos dos planejamentos colaborativos como resultado do que aprenderam ao longo do desenvolvimento dos encontros temáticos, a exemplo de um trabalho apresentado pela Organização das Mulheres Negras de Caiana. Já os jovens apresentaram um projeto sobre sala de leitura e ações voltadas ao fortalecimento da identidade quilombola.
Todo o projeto de planejamento estratégico colaborativo integra o “Aquilomba Paraíba”. A iniciativa é uma ação de sustentabilidade e inovação realizada pelo TRT-13 e busca fortalecer as comunidades quilombolas da Paraíba por meio da criação de espaços de inovação social com foco no desenvolvimento de novas tecnologias sociais.
Após a apresentação dos trabalhos, o grupo realizou ainda uma visita ao Museu do Coco de Roda e Ciranda.