ASN PB
Compartilhe

Capacitação de Gastronomia em São José dos Cordeiros é aplicada para empreendedores da Festa do Mel

Voltado à Culinária do Mel, curso envolveu todos os comerciantes do evento
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

A cidade de São José dos Cordeiros, no cariri paraibano, recebeu uma capacitação em gastronomia nesta segunda (16) e terça-feira (17). Empreendedores da cidade puderam participar e aperfeiçoar técnicas no curso “Culinária do Mel”, realizado pelo master chef Josimar Aurélio, para apresentar novos pratos durante a 14ª Festa do Mel, que começa na próxima quinta-feira (19).

A capacitação foi apoiada pelo Sebrae/PB, por meio da agência da cidade de Monteiro. A gerente da unidade, Madalena Arruda, explicou como foi realizada a parceria. “A capacitação em culinária do mel foi planejada no contexto do Festival do Mel. Não apenas para promover o uso deste ingrediente versátil, mas também para valorizar a cultura local e incentivar a produção sustentável”, disse.

Os comerciantes locais da cidade participaram e já estão se planejando para apresentar as novidades. O curso ajudará a criar receitas que valorizam o produto e incentivam o consumo local. Madalena informou que a parceria ainda assegura a cultura e a tradição, ensinando técnicas e receitas que utilizam o mel com inovação e criatividade.

O 14º Festival do Mel também recebe o apoio do Sebrae/PB, conforme Madalena, como uma ação de valorização do produto local numa promoção do mel regional. “O festival é uma oportunidade para destacar o mel produzido localmente, promovendo apicultores e pequenos produtores”, ressaltou.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente municipal, Paolla Leite, a ideia do curso surgiu através da demanda que a cidade possui, que é a 14ª edição do Festival do Mel. “A gente busca o envolvimento do setor público com o setor privado. A gente quer, cada vez mais, colocar a Capital do Mel em evidência, vestir a camisa da Capital do Mel mesmo. Conseguimos envolver o comércio local, que busca realizar um ótimo evento, para a cidade ter trabalharmos a questão do pertencimento e do desenvolvimento local”, concluiu.