Associação que visa estabelecer governança turística entre os municípios de Conde, Pitimbu e Caaporã, o Fórum de Turismo Sustentável Costa das Falésias foi lançado nesta quinta-feira (29) com o apoio do Sebrae/PB. Estavam presentes no evento empresários e empreendedores da região, além de representação do setor público. Na ocasião, também foi apresentado o que o fórum tem realizado. A agenda ainda contou com manifestação cultural, exposição de produtos e degustação da gastronomia local.
De acordo com o gerente da agência Sebrae Sul, Claudio Soares, o Fórum de Turismo Costa das Falésias tem um papel muito importante no contexto da criação de uma governança local para juntar o público e o privado e poder trabalhar no desenvolvimento da região. Ele explica que, com a associação, fica mais fácil a articulação para promover eventos e captar recursos, por exemplo. Além disso, o Sebrae/PB tem o papel de articulador dentro desse processo.
“O Fórum facilita essa articulação com o setor público para poder, por exemplo, captar recursos junto a empresas do setor privado. Empresas instaladas aqui no nosso litoral sul tem o potencial de poder acessar esse recurso para apoiar em sinalização, em comunicação, em roteiros. E o Sebrae tem esse papel de articular e mobilizar o fórum, trazendo os parceiros para estarem próximos, para que a gente possa cada vez mais juntar essa força e desenvolver a região”, pontuou.
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, esteve presente no lançamento e destacou a necessidade da união entre os empreendedores, empresários e das pessoas que fazem parte dessa cadeia econômica do turismo. “A partir disso é que a gente vai poder identificar as políticas públicas que poderão ser utilizadas para fortalecer, para fomentar ainda mais esse trabalho que já vem sendo realizado e que vem sendo discutido. Portanto, estamos aqui hoje para trazer essa mensagem de que o governo do estado está acompanhando, está escutando e está trabalhando em conjunto também com eles”, afirmou.
A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, reforçou que o fortalecimento das instâncias de governança só é possível quando se tem os agentes de roteiros turísticos do programa do Sebrae Nacional que acontece em cada instituição local. “Isso deu uma oxigenada e uma aceleração nesse processo. Hoje a gente vê o fórum já com CNPJ, mais de cem filiados buscando o pertencimento principalmente e fazendo acontecer. A gente percebe aqui que o empresariado da região da Costa das Falésias está conectado com as tendências do século 21 e que um delas é estar em rede, é estar fortalecendo as ações coletivas”, destacou.
O vice-presidente do Fórum de Turismo Sustentável Costa das Falésias, Chico Pinheiro, realçou que o objetivo da associação é fomentar todas as atividades turísticas da região, em todos os ramos. “Hoje é um momento de celebração, de apresentar o que, em menos de um ano, já conseguimos fazer na região. Temos o entrosamento dos empreendedores dos três municípios. Um empreendedor vendendo o outro, com o interesse no desenvolvimento de toda a região. Esse é o maior objetivo do Fórum e isso nos deixa bem felizes por estar acontecendo”, completou.
O Fórum de Turismo Sustentável Costa das Falésias é composto por empresas do setor privado que foram a cadeia do turismo como hotelaria, bares, restaurantes, guia de turismo receptivo, empreendedores da economia criativa e de base comunitária. O Sebrae/PB é um facilitador que coloca os empresários e empreendedores na situação que eles precisam, com um olhar voltado para a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade.