Com a proposta de incentivar o desenvolvimento de ações voltadas à cultura empreendedora no ambiente educacional, o Sebrae/PB promoveu, nesta terça-feira (27), na cidade de Patos, na região do sertão, o evento Ideathon. A iniciativa, que funciona a partir da aplicação de uma metodologia para trabalhar a criação de soluções voltadas à comunidade, faz parte do desenvolvimento das atividades do Programa – ALI Educação Empreendedora, executado pela instituição.
Em sua segunda edição, o Ideathon reuniu professores e alunos do ensino fundamental II de 12 escolas públicas de seis cidades do território sertanejo: Catingueira, Patos, Santa Luzia, São José do Bonfim, São José do Sabugi e Salgadinho.
Conforme a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, um dos objetivos do Ideathon é destacar o protagonismo da educação, a partir da inclusão de alunos e professores em um mesmo ambiente para construir soluções. “O pensamento crítico nesse processo é protagonizado por alunos e professores, pois são eles os atores envolvidos no trabalho de construção de ideias para transformar a realidade que estão inseridos”, explica.
O desenvolvimento das atividades, que envolveu ações práticas em forma de desafio para os participantes, teve também a finalidade de trabalhar o processo de criatividade e a construção de ideias inovadoras com foco no comportamento empreendedor. Todas as ações aconteceram nos turnos manhã e tarde, no ginásio do Sesi.
“Hoje não podemos pensar em educação sem trabalhar o empreendedorismo e o Sebrae vem justamente enfatizando, motivando para que esse empreendedorismo chegue para os alunos desde a sua base, para que eles cresçam, trabalhem dentro da sala de aula com a mente aberta enxergando esse ambiente”, comentou Anna Stefania Rodrigues, gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Patos.
O encerramento do Ideathon ficou marcado pela apresentação dos projetos construídos ao longo do dia por alunos e professores, seguido do processo de avaliação, que foi realizado por uma banca composta por representantes do Sebrae e instituições parceiras.
Três projetos foram selecionados e premiados. Os alunos da Escola Municipal Trindade Verna, de Santa Luzia, conquistaram a primeira colocação. Eles foram responsáveis pela construção de um projeto que visa o processo de implantação de coleta seletiva específica para o descarte correto e recolhimento de medicamentos vencidos. A iniciativa, que visa também conscientizar a comunidade, iniciando pelo ambiente escolar, inclui a realização de parcerias com órgãos de saúde e de vigilância e controle.
De acordo com a professora da escola, Mauricelia Macário, a experiência proporcionada pelo Ideathon aos alunos contribui de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
Em segundo lugar, foi selecionada a Escola Professor Manoel de Sousa, de Patos, seguida da Escola Municipal Manoel Rodrigues Pinto, da cidade de São José do Sabugi.
Ideathon no cariri – Nesta quarta-feira (28) o Ideathon será realizado na cidade de Monteiro. Assim como aconteceu em Patos, o Sebrae através do Programa ALI – Educação Empreendedora vai estimular o processo de criação de ideias com alunos e professores de escolas públicas da região do cariri do estado.