Com o objetivo de contribuir com a qualidade e a competitividade da gestão pública, das micro e pequenas empresas do turismo e de outras atividades econômicas inseridas no ambiente de negócios, o Sebrae/PB iniciou, na tarde desta segunda-feira (15), a programação do seminário “ESG sustentabilidade, inclusão social e governança” na cidade de Itaporanga, no sertão do estado. A iniciativa tem acesso gratuito e conta com a participação de especialistas em diferentes áreas do conhecimento.
Em Itaporanga, primeira cidade a receber o seminário, a atividade aconteceu no auditório da agência regional do Sebrae e incluiu a discussão de temas estratégicos para o desenvolvimento territorial.
De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, que é também uma das palestrantes no seminário, a proposta é mobilizar os atores responsáveis pelo desenvolvimento de cada município e trabalhar o fortalecimento das atividades econômicas na região sertaneja. “Esse momento é ideal para a gente trabalhar uma agenda que possa colaborar e melhorar a questão climática, os efeitos de carbono na atmosfera e tantas outras questões que estão relacionadas ao desenvolvimento”, explicou.
O tema apresentado por Regina Amorim no evento destaca uma abordagem sobre “O futuro que queremos para as micro e pequenas empresas e a gestão municipal”. Também participam do seminário Lucas Carvalho, graduando em turismo, com a proposta de debate “ESG na prática, sustentabilidade, relações sociais e governança”; além do consultor de turismo, hotelaria, economia circular e ESG, Linton Barros, discutindo “A economia circular colaborando com as práticas de ESG”; e Lívio Brandão, que é empresário da Maré Produções, e trata a importância do “Posicionamento da imagem da gestão pública e privada para a sociedade”.
Outros três municípios da região serão também contemplados com o seminário ao longo da semana. Na terça-feira (16), a atividade está programada para acontecer no auditório do Sebrae na cidade de Sousa, a partir das 14h30. Já na quarta-feira (17), o debate será realizado em Cajazeiras, também no mesmo horário, no auditório da OAB.
O encerramento da programação na região ocorre em Patos, no auditório do Sebrae, a partir das 14h30, na sexta-feira (18). “O Sebrae está dando prioridade ao sertão paraibano, mas em seguida outras regiões da Paraíba serão beneficiadas com esse seminário. Hoje, tudo vai caminhar para esse debate e para essa questão da necessidade da sustentabilidade. Se as empresas vão participar de licitação, elas precisam estar com a agenda ESG. Se as empresas precisam estar no mercado com os investidores, também precisam ter uma agenda ESG que contribua com a sustentabilidade do planeta, assim como a inclusão social e a governança”, concluiu Regina Amorim.