Ter a iniciativa de começar o próprio negócio costuma deixar os empreendedores empolgados e querendo botar logo a “mão na massa”. Mas uma etapa importante antes de começar a própria empresa é o planejamento e essa fase deve ser realizada de maneira estratégica. Entre as vantagens estão a prevenção ou minimização de riscos e identificação de oportunidades.
O planejamento estratégico do pequeno negócio é a base para a empresa. É por meio dele, inclusive, que o empreendedor vislumbra onde quer chegar e o que deve fazer para alcançar os objetivos. Além disso, é também por meio do planejamento que ele pode identificar a necessidade de realizar mudanças para que o seu produto ou serviço lhe dê o retorno esperado.
“O planejamento ajuda o empreendedor a traçar objetivos claros, identificar oportunidades e riscos, prever necessidades financeiras. Um bom planejamento facilita a tomada de decisões, otimiza a alocação de recursos e permite uma visão mais ampla do mercado e da concorrência, fazendo com que o empreendedor consiga passar por dificuldades de maneira mais sustentável”, explica o gestor de projetos do Sebrae/PB, Diogo Freitas.
Ele lembra ainda que o planejamento é importante antes de iniciar o negócio, mas também pode ser melhorado ou até mesmo refeito ao longo do tempo de existência da empresa. “Durante o planejamento, o empreendedor pode identificar novas oportunidades, buscar diferencial competitivo e destacar o seu negócio no mercado. Além disso, o empreendedor estará mais preparado para tomar decisões estratégicas”, acrescentou Diogo Freitas. Outro ponto destacado pelo especialista é que o planejamento estratégico é um aliado para melhorar processos e para que a empresa cresça de maneira sustentável.
Capacitação gratuita – No site do Sebrae o empreendedor encontra diversos cursos gratuitos sobre planejamento para pequenas empresas. As capacitações são realizadas de forma online e gratuitas. Os interessados podem conferir as atividades neste link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline .