Vinte e cinco empreendedores da Paraíba, com negócios em fase de ideação, estão participando, esta semana, de uma maratona de programação (hackathon) em Campina Grande. Promovida através de uma parceria entre Sebrae/PB, Senai/PB e Sesi, a competição faz parte da programação do evento NordX, que é realizado no município com o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador no Nordeste.
Com foco em empreendedorismo e sustentabilidade, e inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a maratona de inovação propõe aos participantes o desafio de desenvolver uma solução para o reaproveitamento de resíduos sólidos descartados por indústrias. De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Ivana Sena, o principal objetivo do desafio é fomentar a criatividade e o surgimento de novos modelos de negócios.
Para cumprir com a missão do hackathon, os participantes, que estão divididos em cinco equipes, terão um prazo de 10 horas, divididas entre a terça (26) e a quarta-feira (27). Ao término do evento, que acontece no Centro de Convenções, a equipe que apresentar a melhor solução será premiada com mentorias, oferecidas pelo Sebrae/PB e demais parceiros.
“Além de incentivar a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, que são temas urgentes e muito relevantes atualmente, a proposta do hackathon é, também, fomentar a inovação. Esse fomento ocorre não só a partir das conexões que são geradas entre os participantes durante a maratona, como também através da criação de novas startups e modelos de negócios inovadores que podem surgir ou amadurecer durante um evento como este”, acrescentou a analista do Sebrae/PB.