ASN PB Atualização
Compartilhe

Turismo e desenvolvimento: programa do Sebrae cria cinco novos roteiros no curimataú e seridó da Paraíba

Além de contribuir para a interiorização da atividade turística no estado, novos roteiros também fomentam a economia local e beneficiam os pequenos negócios das regiões
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Doze municípios que integram as regiões do seridó e do curimataú da Paraíba serão diretamente beneficiados pela criação de cinco novos roteiros turísticos no estado. Com ênfase nos atrativos naturais, históricos e culturais dessas duas regiões, os roteiros estão sendo desenvolvidos pelo Sebrae/PB, por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos, cujo principal objetivo é estimular a criação de novos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em todo o Brasil.

O primeiro deles, que recebeu o nome de “Caminhos da Paixão”, foi lançado no mês de fevereiro. Inspirado no tradicional espetáculo a céu aberto da Paixão de Cristo que ocorre em Cuité, o roteiro é voltado ao turismo religioso, apresentando também aos turistas os atrativos históricos e culturais do município.

Além do lançamento, para incentivar a divulgação do roteiro, o Sebrae/PB, a Prefeitura de Cuité e demais parceiros vão realizar neste final de semana, nos dias 16 e 17, uma famtour (viagem de familiarização) com agentes de viagens, comunicadores e representantes de instituições que integram a cadeia produtiva do turismo. O objetivo é atrair visitantes e prospectar parcerias para o roteiro já no mês de março, por ocasião da Semana Santa.

Também no curimataú paraibano, no município de Dona Inês, foi lançada nesta quarta-feira (13) a “Trilha Quilombola: do Barro à Chita”. A proposta do roteiro é dar visibilidade para a cultura e a história do Quilombo Cruz da Menina, proporcionando aos visitantes uma imersão em suas tradições, religiosidade e também em sua arte, expressa tanto no artesanato em barro e madeira, quanto nas peças de roupas fabricadas com a chita.

Conforme o Sebrae, esse roteiro não se resume a um passeio, sendo também uma ferramenta para o reconhecimento e a preservação da história de uma comunidade que se destaca pela sua resiliência e riqueza cultural. Ao realizar o roteiro, o visitante também poderá conhecer e degustar a culinária tradicional da cultura negra, além de visitar outros espaços que traduzem as características naturais e históricas da região.

Já no seridó do estado, três novos roteiros deverão fomentar a atividade turística na região. Eles serão lançados nesta sexta-feira (15), em evento que vai ocorrer no auditório da Prefeitura de Picuí. O primeiro deles, batizado de “Caminhos Ancestrais do Seridó”, tem como foco o município de Picuí, apresentando ao público locais como a Trilha Ecológica Olho D’Água das Onças e a Cachoeira do Pedro, que ajudam a contar a história sobre as origens da região.

Por sua vez, o roteiro “Caminhos das Minas e Gemas” vai envolver os municípios de Baraúna, Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira e Pedra Lavrada. Como destaca o próprio nome, o roteiro tem ênfase nas características naturais da região, que tem a extração mineral como uma de suas vocações econômicas. Já o roteiro “Caminhos do Seridó” contempla os municípios de Cubati, Juazeirinho, Junco do Seridó, São Vicente do Seridó e Tenório, destacando os principais atrativos de cada local. Além disso, juntos, os ‘três caminhos’ também apresentam aos visitantes toda a tradição gastronômica e de artesanato do seridó paraibano.

Conforme ressalta o gerente regional do Sebrae, Marcílio Santos, o trabalho que vem sendo realizado por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos, que conta com a parceria das prefeituras e do governo estadual, está contribuindo decisivamente para transformar as duas regiões beneficiadas.

“O programa, que atua em diversas regiões do país, reúne aqui no seridó e curimataú consultores especialistas em turismo para estimular a implementação e o fortalecimento dos destinos inteligentes. Essa atuação tem como objetivo contribuir para aumentar a competitividade e a sustentabilidade das regiões, proporcionando experiências memoráveis ao turista através de soluções, conteúdos, roteiros, circuitos, produtos e serviços oferecidos através de pequenos negócios como o artesanato, produtores rurais e empreendedores culturais”, explicou.

Ainda segundo o gerente, o fomento ao turismo na região também estimula a geração de novas oportunidades, de novos empregos e aumento de renda. “Além de tudo isso, a ação do programa Agentes de Roteiros Turísticos também fortalece as instâncias governamentais, através da estruturação de associações e do fortalecimento dos fóruns de turismo existentes na região”, concluiu Marcílio Santos.