Fomentar a inovação na Paraíba, de modo que ela possa amplificar as vocações econômicas regionais e assim contribuir efetivamente para o desenvolvimento dos territórios. Essa é uma das prioridades para o Sebrae/PB em 2024, por meio do apoio e estímulo aos ecossistemas locais de inovação, que podem ser resumidamente definidos como ambientes criados para reunir e integrar diferentes pessoas, entidades e empresas que buscam incorporar a inovação como uma proposta de valor.
Por meio do fomento direto do Sebrae/PB, o estado já conta com três ecossistemas ativos, nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Sousa. Já para 2024, outros dois ecossistemas estão em fase de constituição, em Cajazeiras e Guarabira. O objetivo principal é que os atores de todos esses ecossistemas possam interagir entre si e contribuir uns com os outros, de modo que evoluam e contribuam também para o amadurecimento de cada ecossistema.
Conforme ressalta o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, o ecossistema de inovação também é um importante instrumento para conectar as realidades locais com o ambiente global. “A grande importância que tem o ecossistema de inovação de cada região é que cada um deles está vocacionado de acordo com a sua própria realidade. Logo, eles podem conectar esse ambiente local com o ambiente global, que se faz através da inovação, do empreendedorismo e da sustentabilidade. Então, são esses três pilares que a gente vem trabalhando e fazendo com que as demais instituições que compõem, ou que possam compor os ecossistemas, elas se emanem nesse grande objetivo, que é promover o desenvolvimento do território a partir de suas potencialidades”, explicou.
Ainda segundo o superintendente, o Sebrae vai continuar atuando e contribuindo para fortalecer e amadurecer os ecossistemas já implantados, além de auxiliar na estruturação dos que estão em fase de implantação. “Nós seguimos articulando e também juntando as peças para constituir cada ambiente desse. Então, à medida que nós vamos avançando, a gente vai também olhando outros territórios onde há condição de fazermos essa grande articulação”, acrescentou Luiz Alberto.
Mais inovação – Além das atividades voltadas aos ecossistemas locais de inovação, que já realizaram as suas primeiras reuniões de planejamento para 2024, o Sebrae/PB também possui outras ações com foco em inovação. De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da instituição, Luciano Holanda, as ações para o fortalecimento dessa cultura ocorrem de forma sistematizada na Paraíba, por meio de capacitações e encontros, presenciais e digitais.
“Entre as várias iniciativas planejadas, destacam-se o apoio para as startups, que terá início com o Startup Day, a ser realizado no próximo sábado em cinco municípios, além de programas de capacitação, mentorias e consultorias. Além disso, um evento de grande magnitude, o Nordeste ON (Neon), será realizado na Paraíba em junho com o propósito de posicionar o Nordeste como um dos principais hubs de inovação do Brasil. Este evento contribuirá significativamente para a constante melhoria do ambiente de negócios, fortalecendo a cultura do empreendedorismo inovador na região”, concluiu Luciano Holanda.