Os empreendedores de Monteiro, no cariri paraibano, foram apresentados, nesta segunda-feira (4), ao Calendário Oficial de Eventos do município para o ano de 2024. Promovido através de uma parceria entre o Sebrae/PB e a Prefeitura Municipal, o lançamento do calendário foi realizado no Teatro Jansen Filho, com a proposta de estimular a adesão dos empresários aos eventos, seja com a participação direta ou por meio das cadeias produtivas que serão movimentadas em cada ocasião.
Ao todo, o calendário conta com cerca de 10 eventos, que serão realizados até o mês de dezembro, estimulando principalmente o empreendedorismo, a cultura e a economia criativa no município. De acordo com essa programação, um dos principais destaques do ano será o Festival Zabé da Loca, que homenageia o centenário da ‘rainha do pífano’, também considerada um dos principais símbolos da cultura popular nordestina, que morreu em 2017.
O evento, programado para ocorrer entre os dias 15 e 20 de abril, vai envolver escolas, museu, teatro e outros ambientes culturais de Monteiro. A proposta é enaltecer, divulgar e celebrar o talento da artista, que ainda adolescente saiu de Pernambuco e passou a viver no cariri paraibano, encantando durante décadas os admiradores da cultura popular com o som de seu pífano.
Outro evento importante que faz parte do calendário oficial de Monteiro é o São João do município. Ele vai ocorrer entre os dias 19 e 28 de junho e oferece não só uma vasta programação cultural, como também enaltece o artesanato e a economia criativa, principalmente por meio das atividades promovidas no Sítio São Francisco, gerando renda, novas oportunidades de negócios e valorizando as tradições nordestinas.
Já com foco na caprinocultura, principal atividade econômica do município, a XVI Expo Monteiro faz parte do calendário no mês de novembro, oferecendo capacitação, troca de conhecimentos e geração de negócios para os empreendedores do setor agropecuário de todo o cariri. Além disso, também integram o Calendário Oficial de Eventos de Monteiro em 2024 o espetáculo da Paixão de Cristo, em março, e o Festival de Teatro e Dança, em agosto, entre outras iniciativas.
Conforme ressalta a gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, todos os eventos que fazem parte do calendário vão impactar positivamente diversas cadeias produtivas do município, especialmente os pequenos negócios, gerando emprego, renda e contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e social.
“Além de gerar protagonismo para as manifestações da cultura popular, valorizando a identidade cultural do cariri, esse calendário de eventos também busca fomentar o empreendedorismo, a inovação e a educação empresarial, fazendo com que as empresas possam se planejar a partir dos eventos e se inserir cada vez mais dentro das novas economias, especialmente a criativa, sem perder a sua identidade cultural”, explicou a gerente.
Por sua vez, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena Nóbrega, destacou que a elaboração do calendário, além de possibilitar e estimular o planejamento entre as empresas da cidade, também será mais um fator a contribuir para a geração de emprego e renda no município. “Esta iniciativa, juntamente com o Sebrae, tem o objetivo de impulsionar a economia local e fortalecer o crescimento cultural e turístico, ajudando os comerciantes e empreendedores a se organizarem melhor para os eventos que virão”, acrescentou a gestora.