Ficar atento às tendências do mercado e às necessidades dos clientes são maneiras de inovar dentro de um pequeno negócio e ampliar o portfólio dos produtos ou serviços oferecidos. Foi a partir dessas orientações e melhor planejamento para atuação da empresa, realizados por meio de consultorias do Sebrae/PB, que a empreendedora Juliana Braga conseguiu reorganizar o próprio negócio, que quase fechou as portas no primeiro ano de criação.
Ela conta que a empresa surgiu há dois anos para vender produtos de limpeza, mas problemas de logística e tributação impactaram no desenvolvimento do negócio. “Estava quase desistindo de empreender e pretendia voltar a trabalhar como CLT. Ai, vi um anúncio do Sebrae, informando sobre um programa de acompanhamento empresarial e me inscrevi”, revelou a proprietária da Sauber Limpeza Inteligente. “Expus minhas dificuldades e o desejo de migrar para o ramo da prestação de serviços. A ideia era trazer o método utilizado na Europa e nos Estados Unidos para João Pessoa”, complementou.
Juliana Braga participou de consultorias ofertadas pelo programa Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae/PB. Já nas primeiras reuniões foram sugeridas estratégias para a ampliar a atuação da empresa e também traçado um plano de negócio. Por meio da consultoria, a empreendedora conseguiu subsídio para a criação do site da empresa que, segundo a empreendedora, foi essencial para divulgar o modelo de negócio para o público-alvo. “Hoje, a Sauber está em pleno funcionamento. Contamos com uma equipe extremamente dedicada ao sucesso do negócio. Realizamos serviços de limpeza para imóveis comerciais e residenciais, utilizando produtos profissionais e adequados para cada ambiente”, explicou.
Para a analista técnica do Sebrae/PB, Cláudia Pereira, a visão da empreendedora em observar as tendências do mercado e enxergar um novo espaço de atuação, além da venda dos produtos, dentro do próprio segmento, foi um ponto importante para reerguer a empresa. “Analisar os desejos dos clientes atuais e pensar como pode atender a outras demandas deles. Além disso, é importante inovar os produtos ou serviços. Outra estratégia interessante é explorar novos canais de comercialização, como as vendas online. Muitas vezes, os clientes que não conseguem visitar sua loja física podem se interessar por seus produtos ou serviços se estiverem disponíveis na internet”, orientou.
Outra dica da analista é fazer parcerias com empreendedores ou empresas que tenham produtos ou serviços que complementem o que você já comercializa. Essa estratégia também auxilia na divulgação da empresa e no alcance de novos clientes. “Por fim, lembre-se de sempre buscar feedbacks dos seus clientes atuais e potenciais. Eles podem fornecer insights valiosos sobre novas oportunidades de negócios que talvez você não tenha considerado”, destacou.
Sempre atenta às novas oportunidades, Juliana Braga revelou que o negócio, que oferece serviços em João Pessoa e Cabedelo, região metropolitana da capital paraibana, tem alcançado bons resultados, com índices de serviços recorrentes e fidelização dos clientes.