Prefeituras e gestores públicos dos municípios paraibanos têm até esta sexta-feira (12) para se inscreverem no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora pela internet através do endereço eletrônico https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/. A premiação é uma iniciativa da instituição para reconhecer e premiar projetos inovadores que contribuíram para fortalecer o ambiente de negócios e gerar novas oportunidades.
-
Ao todo foram inscritos 58 projetos até o momento no estado. A analista técnica do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, explica que a participação dos municípios na premiação é importante para valorizar as ideias e divulgar para outras localidades soluções que podem colaborar com o contexto do desenvolvimento econômico. “É uma oportunidade de mostrar o projeto em sua realidade local e como ele impacta no ambiente da administração para incentivar o empreendedorismo. Além disso, ser reconhecido no território estadual e, no caso de premiação, concorrer ainda no cenário nacional com outras propostas”, comentou.
-
Os projetos inscritos passam por processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual, visita técnica ao município e julgamento.
-
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é composto por duas etapas, estadual e nacional, e está dividido em dez categorias: simplificação e fomento do empreendedor, Sala do Empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, Cidade Empreendedora e governança governamental. As práticas que se classificarem na etapa estadual em primeiro lugar seguem para a disputa nacional em suas categorias.
-
Na última edição, o estado paraibano contou com sete projetos finalistas na etapa nacional da premiação e o município Queimadas conquistou a categoria Sala do Empreendedor. “O Sebrae em sua atuação junto aos municípios trabalha os dez eixos que estão indicados como categorias da premiação. O intuito principal de todo o processo de análise é destacar as prefeituras que apresentam bons projetos, que realmente se preocupam com a realidade do ambiente de negócios e constroem ações para estimular novas oportunidades dentro do mercado”, concluiu Nelijane Ricarte.