Não só de verão, turismo e lazer vivem os serviços e o comércio brasileiro durante o mês de janeiro. Além dos segmentos diretamente beneficiados pela estação mais quente do ano, que costuma ser de férias para muita gente, o Sebrae/PB destaca que outros tipos de negócios também podem aproveitar oportunidades para começar o ano impulsionando as vendas. Entre esses segmentos, estão aqueles procurados por pais e alunos para as compras de volta às aulas, como as papelarias, livrarias, lojas de artigos esportivos, de vestuário e calçados.
Considerando essa demanda, é importante que os empreendedores estejam preparados para atender as necessidades do público, que vão desde a procura pela diversidade de produtos até a busca por preços mais competitivos. Conforme ressalta o gerente regional do Sebrae/PB em Sousa, Thiago Lucena, um dos primeiros passos é a preparação do estoque.
“Nesse período, é fundamental que o empreendedor esteja atento às necessidades dos clientes. Então, se possível, avalie o volume de vendas dos ciclos anteriores e se prepare para a alta demanda de produtos específicos do período. Além disso, também é essencial considerar as tendências do mercado para os diferentes perfis de público”, explicou.
Outro ponto importante, na avaliação do gerente, é investir na organização da loja e no treinamento da equipe. “É importante sinalizar bem os produtos e as respectivas seções, com preços e descrições claras. Além disso, é necessário capacitar a equipe para assistir ao cliente no saneamento de dúvidas e na localização das melhores opções, além de deixá-la apta para lidar com a alta demanda do momento com simpatia e agilidade. Esses são diferenciais que contribuem para o encantamento do público”, argumentou Thiago Lucena.
Considerando, ainda, que a expectativa da maioria dos pais e responsáveis é economizar nas compras, as empresas também precisam pensar sobre o seu diferencial competitivo. “Proporcione comodidade aos seus clientes: prepare e disponibilize kits escolares, contendo os itens predominantes nessa época, oferte diferentes condições de pagamento, inclusive de parcelamento, e disponha de variados canais de contato para consultas e vendas. Ações como essas podem fazer muita diferença para uma experiência de compra agradável ao cliente”, concluiu o gerente do Sebrae/PB.
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