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Sebrae destaca dicas para pequenos negócios venderem mais neste fim de ano 

Estudar as tendências de mercado e lançar promoções podem contribuir para atrair mais clientes 
Por Divulgação
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O período de fim de ano é considerado estratégico no ambiente de atuação dos pequenos negócios para quem pretende ampliar o faturamento e conquistar novos clientes. Pensando nessa perspectiva, o Sebrae/PB destaca algumas dicas de como o empreendedor pode pensar soluções e se organizar para atender à necessidade dos consumidores e identificar novas oportunidades de crescimento no mercado.

De acordo com o gerente da agência regional do Sebrae/PB em Sousa, Thiago Lucena, o momento para aumentar as vendas é oportuno em razão das comemorações natalinas e da proximidade do ano novo. Segundo ele, a expectativa que se cria nesse período favorece o aquecimento do ambiente de negócios. “É um período muito propício para o aumento das vendas, pois o clima de festas e férias, normalmente, faz crescer as intenções de consumo dos clientes. As estratégias mais efetivas podem variar em função do modelo de negócio e do público atendido. Portanto, é fundamental que o empresário faça uma reflexão sobre essa época para aplicar aquilo que melhor se adeque à sua realidade”, comentou.

Uma das dicas pontuadas por Thiago Lucena é a forma de como o empreendedor deve se organizar para apresentar o produto ao seu público. “É importante pensar na atratividade da vitrine, seja ela física ou digital. O encantamento com aquilo que se vê é um dos principais elementos que impulsionam os clientes a comprar. Desse modo, vale aquele capricho adicional na apresentação da sua vitrine física e no conteúdo online”, explicou.

A preparação da equipe e a disponibilidade de treinamentos é também outro ponto importante que vale como dica para garantir a satisfação do cliente. O aumento da demanda nesse período acaba contribuindo para que as empresas incorporem novos profissionais temporários e a preparação desses colaboradores é essencial no momento de efetuar vendas. “É fundamental uma atenção especial para o repasse de orientações precisas e feedbacks assertivos aos recém contratados, bem como aos mais experientes, devido ao cenário específico dessa época do ano”, disse Thiago Lucena.

Planejamento e promoções

Neste período do ano, que é também marcado pela troca de presentes entre pessoas e a realização de eventos como confraternizações, vale a atenção para lançar promoções e tentar atrair o cliente apresentando opções diversificadas. Alguns produtos e serviços sempre figuram entre os mais buscados. Sendo assim, a iniciativa de analisar o seu histórico de anos anteriores e estudar as tendências de mercado é também importante. O planejamento neste cenário deve ser considerado como ferramenta fundamental para garantir o atendimento da demanda no período.

“Além de proporcionar ofertas diferenciadas aos seus clientes, essa estratégia pode passar pela combinação de produtos e serviços, descontos atrativos, personalizações e benefícios exclusivos. Os diversos pontos de interação com o cliente na sua jornada de compra são sempre boas oportunidades de apresentar diferenciais competitivos, a fim de que ele seja atraído a consumir ou permanecer consumindo os produtos e serviços de uma empresa”, concluiu Thiago Lucena.