ASN PB Atualização
Compartilhe

Salas do Empreendedor de 25 municípios da PB conquistam selo ouro em avaliação do Sebrae

Espaços concentram diversos serviços do poder público que facilitam o fluxo de processos para os donos de pequenos negócios
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

As Salas do Empreendedor instaladas em municípios paraibanos estão evoluindo na prestação de serviço à população. Das 88 salas existentes no estado, 56 delas foram avaliadas pelo Sebrae e 42 conquistaram os selos nas categorias ouro, prata e bronze. As que foram classificadas com o selo ouro passarão por uma nova avaliação, desta vez do Sebrae Nacional, para concorrer ao selo diamante.

Do total das salas paraibanas premiadas este ano, 25 receberam o selo ouro, 13 receberam o selo prata e outras quatro o selo bronze. Os resultados representam o empenho dos municípios que atuam em parceria com o Sebrae para fortalecer o empreendedorismo local, otimizando as etapas que dependem dos gestores públicos para a formalização dos negócios.

“É um reconhecimento a atuação das salas do empreendedor no próprio município. Estamos felizes com os resultados de 2023. Selamos um número bem mais elevado do que no ano passado, passando de 15 para 42 salas contempladas”, parabenizou a gestora estadual das Salas do Empreendedor e do Selo Sebrae de Referência em atendimento, Nelijane Ricarte.

Entre os critérios de avaliação das salas estão a gestão, planejamento, presença digital, cliente oculto, ambiente de negócios e entrega de soluções ao cliente. Com os resultados positivos, principalmente das salas que conseguiram atender aos critérios mais exigentes, os serviços também tornam-se cada vez mais efetivos para os empreendedores. “Isso quer dizer que o cliente, na ponta, está sendo muito bem atendido. É um resultado muito bom este ano com a atuação das salas”, destacou Nelijane Ricarte.

Parceria – A Sala do Empreendedor concentra ações e atividades do poder público municipal que deve centralizar determinados fluxos de processos, relacionados ao empreendedorismo local. Nestes espaços estão reunidos diversos serviços que facilitam a vida do empreendedor, que têm disponível desde a orientação básica, informações sobre a formalização, alteração e baixa de empresas até apoio no planejamento de um novo negócio e gestão da empresa. Além disso, os donos dos pequenos negócios têm informações sobre como participar de compras públicas, tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei, além de participar de capacitações e oficinas.

-

Lista das salas contempladas este ano na Paraíba:

Selo Ouro: Aroeiras, Assunção, Bernadino Batista, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Cabaceiras, Frei Martinho, Gurjão, Ingá, Itaporanga, Jacaraú, Lucena, Lagoa Seca, Manaíra, Marizópolis, Monteiro, Queimadas, Pedras de Fogo, Pedra Lavrada, Pitimbu, São José de Piranhas, Soledade, Sapé e Sumé.

Selo Prata: Alhandra, Araçagi, Boa Ventura, Cuité, Cacimba de Areia, Cajazeiras, Camalaú, João Pessoa, Mari, Poço Dantas, São José de Lagoa Tapada, Uiraúna e Umbuzeiro.

Selo Bronze: Aparecida, Boqueirão, Dona Inês e Mataraca.