Oferecendo ao público três dias de imersão em novos conhecimentos e oportunidades para a troca de experiências com participantes de toda a região, o XVII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) chegou ao fim no último sábado (28) contabilizando 3 mil visitantes na edição que marcou o seu retorno ao estado da Paraíba. Realizado pelo Sebrae em Campina Grande, cidade que há 15 anos também recebeu o evento, o XVII Enel reafirmou todo o potencial produtivo da cadeia nordestina do leite, contribuindo ativamente para as discussões sobre prioridades e o seu futuro em toda a região.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, além das 40 capacitações realizadas durante os três dias de Enel, que ocorre anualmente de forma itinerante entre os estados do Nordeste, o principal destaque de 2023 foi o Concurso Nordestino de Queijos e Derivados. Com 755 produtos inscritos, a edição da Paraíba superou em mais de três vezes o número de participantes no concurso de 2022, que foi realizado durante o Enel na Bahia e contou com 221 produtos para avaliação.
Após a avaliação dos cerca de 100 jurados inscritos no XVII Enel, que participaram de capacitações preparatórias antes do evento, ministradas por profissionais com formação na França, o resultado final contou com 236 produtos premiados. Entre esses produtos, estão queijos, doces, iogurtes e manteigas. Do total de prêmios, 71 foram de medalhas de bronze, 62 de prata, 46 de ouro e outras 57 da categoria Super Ouro.
“O concurso nos surpreendeu pelo número inimaginável de inscrições. A partir dos dados, tivemos que trocar dez geladeiras por um caminhão frigorífico e também mudar o local de avaliação para caber mais mesas para os jurados. O resultado foi fantástico e pode ser visto quando entregamos os prêmios e vimos os produtores chorando, se abraçando, comemorando e expressando seus sentimentos. Essa premiação veio para confirmar que estamos fazendo a coisa certa”, enfatizou o analista do Sebrae/PB.
Além das capacitações e do concurso, a programação do XVII Enel também contou com a realização da Lacthon, maratona de inovação com foco na atividade agropecuária, oficinas sobre a fabricação de queijos, feira de negócios e com o encontro de mulheres do agro. A próxima edição do evento, em 2024, será realizada no estado do Maranhão.