ASN PB
Compartilhe

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa: Paraíba conta com mais de 260 mil pequenos negócios formais 

MPEs são indispensáveis para o desenvolvimento do estado e Sebrae destaca a importância da capacitação e da inovação para o seu fortalecimento no mercado 
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

Destaque na geração de vagas de emprego com carteira assinada, maioria entre os negócios formais registrados na Receita Federal e indispensáveis para as estratégias de desenvolvimento econômico e social do Brasil. Assim são os pequenos negócios, cujo protagonismo é celebrado e homenageado nesta quinta-feira, 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Na Paraíba, segundo dados do Sebrae, esse universo das MPEs engloba 260.007 negócios formais, que correspondem a 97,3% das 266.963 empresas ativas no estado.

Realizado com base em dados da Receita Federal, o levantamento do Sebrae/PB também destaca que a maioria das empresas formais do estado integram a categoria do Microempreendedor Individual (MEI). Criada há mais de 10 anos para incentivar a formalização de profissionais autônomos, ela conta atualmente com 174.073 registros formais no estado.

Em seguida, também no universo dos pequenos negócios, aparecem as microempresas (ME), com 76.483 registros ativos, e as empresas de pequeno porte (EPP), que somam 9.451 negócios na Paraíba. Já as demais categorias, incluindo médias e grandes empresas, contam com 6.956 registros no estado.

Considerando, também, os dados por setor, os números levantados pelo Sebrae/PB indicam a predominância dos serviços (118.473 empresas) e do comércio (97.050 empresas) entre os pequenos negócios do estado. Por sua vez, a indústria conta com 43.412 micro e pequenas empresas na Paraíba, seguida pelo agronegócio, que contabiliza 1.033 registros no estado.

Já em relação aos municípios, a capital, João Pessoa, lidera o ranking dos pequenos negócios, com 92.491 registros formais. Em seguida, aparecem Campina Grande (37.828), Patos (9.020), Santa Rita (7.950), Bayeux (5.973), Cabedelo (5.525), Guarabira (4.505), Sousa (4.346), Cajazeiras (4.259) e Mamanguape (2.688).

Conforme ressalta o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, os dados enfatizam a força e o protagonismo dos pequenos negócios no estado, aumentando ainda mais a responsabilidade e o compromisso da instituição em atuar para o desenvolvimento sustentável dessas empresas.

“As micro e pequenas empresas são a razão de existir do Sebrae, que contribui para o desenvolvimento desses negócios em múltiplas dimensões. Uma delas é levando informação de qualidade para quem já empreende ou quer empreender, além das ações de capacitação e educação empreendedora, contemplando não só as empresas, como também as escolas e universidades, estimulando os empreendedores do futuro”, destacou o superintendente, ao enfatizar também a atuação do Sebrae para estimular processos de inovação nos pequenos negócios. “Queremos mostrar que no mundo de hoje precisamos inovar e competir cada vez mais, crescendo os negócios de uma maneira que seja sustentável”, acrescentou Luiz Alberto.