Um palco onde o empreendedorismo e a educação se encontram, reafirmando o seu potencial conjunto para a transformação de vidas e realidades. Assim é a Arena Empreendedora, evento promovido pelo Sebrae/PB, que chegou a sua quarta edição em 2023. Realizada em Campina Grande, nesta quinta-feira (28), a programação reuniu cerca de 500 participantes de todas as regiões da Paraíba, entre alunos e profissionais de educação, para uma troca de experiências sobre criatividade, inovação, propósito de vida e perspectivas de futuro.
Além disso, a programação de 2023 do evento também celebrou os 10 anos de criação do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae (PNEE), que já beneficiou cerca de 150 mil estudantes e mais de 40 mil professores na Paraíba. Presentes em mais de 70 municípios do estado, as ações do PNEE não só disseminam os valores da cultura empreendedora, como também contribuem para a construção de propósitos de vida, fomentando sonhos e gerando oportunidades para alunos da educação básica e do ensino superior.
Por essa razão, para reconhecer e exaltar o legado da primeira década de história do programa no estado, foram homenageadas durante o Arena Empreendedora as duas primeiras gestoras do PNEE no Sebrae/PB, Nelijane Ricarte e Socorro Vasconcelos. Além delas, também foram homenageados os três educadores paraibanos que conquistaram, nos últimos três anos, reconhecimento nacional no Prêmio Professor Transformador: Vicente Araújo, Lívia Sampaio e Cláudia Carneiro.
Ao participar da programação, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, enfatizou os números expressivos do PNEE na Paraíba e a contribuição social proporcionada pelo programa, ao apresentar novas perspectivas de futuro para jovens estudantes.
“Há 10 anos o Sebrae vem tratando o tema do empreendedorismo nas escolas, algo que eu costumo dizer que é uma vertente social do trabalho da instituição. Isso porque, ao realizar esse trabalho, nós estamos apostando na construção de uma nova visão de futuro para as gerações que estão chegando, de modo que eles possam olhar o mundo com o olhar de um empreendedor, observando o que podem fazer de bom para si mesmos e para os outros”, pontuou Luiz Alberto.
Por sua vez, a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, destacou que o Arena Empreendedora, mais uma vez, cumpriu com a sua missão de promover reflexões sobre o papel transformador da educação, que está em constante processo de renovação e ressignificação. “A educação é tudo aquilo que faz sentido para nossa vida e que a transforma. Então, a missão do Arena Empreendedora é justamente promover uma reflexão sobre esse poder que a educação tem, aliada ao empreendedorismo, de transformar e renovar vidas”, ressaltou a gerente.
Programação – Dividida em dois momentos, a programação do Arena Empreendedora teve início com atividades direcionadas aos profissionais de educação. Durante a manhã, eles participaram de palestras que incentivaram reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem e acerca dos comportamentos empreendedores e a sua relação com a educação.
Entre os temas abordados, estão: experimentação, inovação e criatividade, por meio de palestra ministrada pela professora Emilly Fidelix; competências empreendedoras, que nortearam a palestra de Thelmy Arruda Rezende; e o poder da experiência, abordado pelo especialista em marketing Fernando Kimura. Já no turno da tarde, alunos e educadores participaram da palestra “Construindo pontes”, de Marc Kirst, e do espetáculo “Criativo, eu?”, apresentado por Caio Viana, que estimularam a vivência de novas conexões e experiências com foco na construção de perspectivas para o futuro.
-