“Seja de cabra ou de vaca, nosso negócio é queijo”. Essa é a mensagem que o município de Soledade, localizado no agreste paraibano, pretende transmitir ao público durante a realização do III Festival de Queijos, cuja programação tem início nesta sexta-feira (22). O evento, que é promovido pela gestão municipal, conta com o apoio do Sebrae/PB desde a formatação de sua primeira edição e oferece atividades gratuitas ao público até o próximo domingo (24).
De acordo com os organizadores, a maior parte das atividades vai ocorrer na Praça Padre Ibiapina, envolvendo toda a cadeia produtiva do queijo no município, além artesãos e empreendedores da região. O objetivo é fortalecer o potencial de Soledade na produção dos derivados de leite de vaca e de cabra, fazendo com que o município se destaque no cenário estadual.
Para isso, a terceira edição do festival vai contar com a feirinha de queijos, para exposição e comercialização dos produtos, oficinas gastronômicas, expofeira de caprinos e mostra de artesanato. Também fazem parte da programação do evento a realização de apresentações culturais e de concursos temáticos, como o de quem consome mais queijo em um determinado período de tempo, para incentivar a participação da comunidade.
Com essa diversidade de programações, o evento não só proporciona visibilidade para a cadeia produtiva do queijo no município, incentivando o desenvolvimento econômico, como também contribui para a geração de renda extra entre os pequenos negócios que participam do festival. Conforme ressalta o analista técnico do Sebrae/PB, João Bosco da Silva, ao contribuir para a criação do festival, a instituição buscou ressaltar e aperfeiçoar o potencial que o município já tinha, gerando maior visibilidade para os empreendedores do segmento.
“Soledade já era conhecida por conta dos seus queijos. Então, aproveitamos essa oportunidade para fazermos um trabalho conjunto, buscando valorizar essa marca que o município já tinha. A partir disso, o festival surgiu como uma oportunidade para trabalharmos com todos os empreendedores dessa cadeia, de modo que eles tenham um espaço para vender e divulgar seus produtos, consolidando cada vez mais a identidade de Soledade enquanto cidade do queijo”, explicou o analista, ao acrescentar que o Sebrae também realiza uma série de capacitações e consultorias com os produtores, de modo a contribuir com o crescimento e o aperfeiçoamento dos produtos.