ASN PB
Compartilhe

Festival do Mel inicia atividades de sua 13ª edição em São José dos Cordeiros  

Com apoio do Sebrae, evento destaca potencial da cadeia produtiva no cariri da Paraíba. Programação segue até o próximo domingo (17) 
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

Considerado um dos principais eventos com foco na cadeia produtiva da apicultura e da meliponicultura no Nordeste, o Festival do Mel de São José dos Cordeiros inicia nesta sexta-feira (15) as atividades de sua 13ª edição. Promovido pela Prefeitura Municipal, o evento conta com o apoio do Sebrae/PB e oferece programação gratuita ao público até o próximo domingo (17).

Entre os destaques do festival, que busca apresentar o potencial apícola do cariri paraibano, estão as programações técnicas, com a realização de mesa redonda, palestras e oficinas. Realizadas no sábado e no domingo, as palestras vão abordar o melhoramento genético de abelhas rainhas, os desafios e perspectivas da produção de própolis na caatinga nordestina e o método avançado de multiplicação de abelhas sem ferrão.

Já as oficinas, que ocorrerão durante o domingo, vão trabalhar com a produção e beneficiamento de própolis na caatinga, o manejo de caixas mistas na multiplicação de abelhas sem ferrão, comportamento de abelhas com os ritmos do cosmo e a produção de pólen no semiárido brasileiro.  Além dessas atividades, a programação do 13º Festival do Mel também vai contar com a apresentação de trabalhos científicos, apresentações culturais, exposição de artesanato e espaço destinado para a gastronomia regional.

Conforme ressalta a gerente regional do Sebrae/PB no cariri, Madalena Arruda, o evento é fundamental para proporcionar visibilidade a essa importante cadeia produtiva da região, além de aquecer a economia de São José dos Cordeiros, beneficiando principalmente os pequenos negócios do município.

“Apoiar o Festival do Mel é apoiar a economia e a sustentabilidade de nossa região. Por meio do evento, os empreendedores promovem a comercialização do mel e de seus derivados, incentivando a produção local e gerando renda e visibilidade para os produtores. Além disso, o festival também contribui para a conscientização sobre a importância das abelhas para o equilíbrio e a sustentabilidade do meio ambiente”, enfatizou Madalena Arruda, ao pontuar que o Sebrae é parceiro do evento desde a sua primeira edição, como forma de estímulo a esse segmento e aos pequenos negócios que nele estão inseridos.