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Único município do Brasil a contar com o selo de Cidade Criativa da Unesco na categoria de Artes Midiáticas, Campina Grande continua mobilizando empreendedores, profissionais e instituições para fortalecer o segmento e ampliar a sua participação no contexto econômico e cultural da Rainha da Borborema. Por essa razão, dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde a conquista do título, o Sebrae/PB e a Prefeitura Municipal realizaram, nesta segunda-feira (21), um encontro voltado para a integração dos atores e a construção de uma governança com foco na economia criativa.
Realizado na agência regional do Sebrae, o encontro contou com a participação de empreendedores, gestores públicos, educadores e profissionais da área, unidos pelo propósito de transformar a criatividade e a inovação em elementos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do município. Durante a reunião, o consultor Eduardo Barroso, responsável pela elaboração do dossiê para que a cidade concorresse e ganhasse o título, falou sobre os novos passos que podem ser dados, enquanto desdobramentos do selo conquistado.
Ainda durante o encontro, a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, ministrou palestra abordando a jornada de um empreendedor criativo e os caminhos possíveis para a viabilização de um negócio com esse perfil. De acordo com ela, a criatividade agrega valor a produtos e serviços, além de demandar que os negócios saiam do lugar comum e contem com um diferencial competitivo.
“Além disso, é importante que os atores culturais e todos os segmentos da economia criativa estejam integrados e de mãos dadas, dentro desse novo perfil de empreendedorismo, que trabalha muito com a comunicação, colaboração, criatividade e o fazer juntos. Então, esse é um momento de reflexão, pois deter o título de cidade criativa não se resume a melhorar o segmento em que você foi certificado, mas também é importante para gerar bem-estar, qualidade de vida e políticas públicas para a população”, explicou a gestora.
Ainda conforme Regina Amorim, é importante que os pequenos negócios da Rainha da Borborema utilizem o título de Cidade Criativa da Unesco para vender um diferencial no mercado. “A Paraíba é o único estado do Brasil que até então tem dois municípios na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco e isso é um grande diferencial. Então, esse título precisa fazer parte do pertencimento dos negócios de Campina Grande, pois se não estivermos antenados e ágeis, a gente perde mercado e espaço. É em cima disso que estamos buscando trabalhar”, acrescentou Amorim.
Por sua vez, o gerente regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto Miranda, destacou a importância da integração entre os atores da economia criativa enquanto estratégia para o desenvolvimento e o crescimento conjunto no município. “O Sebrae faz parte dessa caminhada desde o início, participando do processo de elaboração da candidatura de Campina Grande, e continuará apoiando as ações e projetos que venham contribuir ainda mais para o fortalecimento da economia criativa na cidade”, pontuou o gerente.
Já a gestora do Programa Impulse Campina na Prefeitura de Campina Grande, Karoline Celi, ressaltou que a gestão municipal está empenhada em estimular todas as iniciativas que contribuam para fortalecer a criatividade e a inovação na Rainha da Borborema. “Queremos unir as nossas expectativas para fomentar todos os meios e conexões, fortalecendo a criatividade e a inovação em Campina Grande”, afirmou a gestora.