O Sebrae/PB realizou, nesta quarta-feira (9), o ‘Conexão do Ecossistema de Inovação da Paraíba’. O evento é parte das atividades dos atores que fazem o Hub Farol Digital e aconteceu integrado à programação da 9ª Expotec, no Centro de Convenções, em João Pessoa. O objetivo do encontro foi promover diálogos sobre o cenário atual do ecossistema de inovação na Paraíba, que conta com polos em João Pessoa, Campina Grande e Sousa, e discutir estratégias e ações que possam ser feitas para fortalecer a participação conjunta das instituições públicas, privadas e de amparo à pesquisa que integram o ecossistema.
O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, abriu o evento destacando o apoio do Sebrae às iniciativas de fomento à inovação e tecnologia no estado, a exemplo da própria Expotec, além das ações que a instituição tem feito periodicamente nos ecossistemas de inovação paraibanos. “A gente tem buscado, ao longo desse tempo, fomentar os negócios inovadores e criativos que se tem no escopo da Paraíba, agregando as diversas entidades que atuam nas suas competências e naquilo que podem fazer para que essas empresas e essas pessoas possam transformar essa ideia que tenha em escalabilidade. Temos outra meta que é estimular outros negócios que possam impactar no desenvolvimento da Paraíba e fundamentalmente da pequena empresa”, disse.
Ele reforçou ainda que os eventos do Hub Farol Digital são importantes, porque promovem uma conexão de ideias para fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia no estado, o que impacta positivamente também nos pequenos negócios. “Essa articulação cria uma instância de governança compartilhada e nós queremos promover o desenvolvimento sustentável da Paraíba e dos empreendedores que têm ideias e querem transformar em negócio. O Sebrae está justamente dando a essas pessoas o suporte que elas precisam, com consultorias, orientações e cursos para que possam empreender com mais segurança e sustentabilidade”, frisou.
Ainda sobre o papel do Sebrae como um dos articuladores para o desenvolvimento dos negócios voltados à inovação e tecnologia, a gestora do Ecossistema de Inovação do Sebrae Nacional, Raquel Minas, falou sobre a importância da interiorização e democratização das ações da instituição para que possam alcançar ainda mais pessoas e promover a inclusão dos pequenos negócios. “A nossa missão é fomentar o empreendedorismo inovador por todo o Brasil e o primeiro passo para isso é trabalhar o ecossistema de inovação, juntar todos os atores e identificar quais são as oportunidades, onde podemos avançar e, a partir disso, cada instituição ver como pode contribuir”, falou.
Sobre a realidade na Paraíba, a gestora elogiou as iniciativas e avanços que os ecossistemas têm alcançado. “A Paraíba se destaca com bons ecossistemas que estão integrados e os atores estão cada vez mais atuantes com agentes locais de inovação com a missão de ativar e engajar os atotes para fortalecer o ecossistema”, acrescentou Raquel Minas.
Trabalho conjunto – A articulação entre os atores dos ecossistemas de inovação na Paraíba foi o principal tema discutido ao longo do evento, com destaque ainda para a participação das pesquisas científicas voltadas à tecnologia, com desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, em diferentes áreas. O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq/PB) e conselheiro do Sebrae/PB, Rangel Júnior, falou sobre a importância das ações conjuntas envolvendo o Sebrae.
“As fundações de amparo à pesquisa, no país inteiro, juntamente com a Finep e Sebrae é como se estivessem formando um trio o tempo todo. Por um lado, nós temos as instituições de fomento à pesquisa, à ciência e à inovação, mas quando se trata desse aspecto, principalmente de tecnologia e inovação, sem dúvidas, o papel do Sebrae é fundamental, principalmente nessas articulações, em ser um ponto agregador dessas iniciativas”, frisou.
Advogada e empresária, Juliana Nóbrega é uma das participantes do Hub de Inovação em João Pessoa, atuando com as questões jurídicas e participando das iniciativas para os atores do ecossistema local. “Estou desde o início sendo responsável por articular e movimentar o sistema de inovação em João Pessoa. Esta semana fizemos o Pacto pela Inovação e tem sido bem aceito pelas instituições e entidades participantes. Então, acredito que estamos nos desenvolvendo de forma positiva”, completou.
-