Falta menos de uma semana para o Dia dos Namorados e a data é mais uma oportunidade para os empreendedores ampliarem as vendas e conquistarem novos clientes. Investir em produtos personalizados, ofertar promoções e atendimento exclusivo estão entre as dicas do Sebrae/PB para que os pequenos empresários aproveitem esse dia especial.
Para que os empreendedores consigam atender a demanda de presentes, o planejamento é essencial. Manter o estoque de produtos, ampliar os meios para divulgação do estabelecimento, e reforçar o atendimento são importantes para ampliar os negócios. “12 de junho está entre as melhores datas do ano com alta de vendas. É importante que o empreendedor, já sabendo disso, preveja com antecedência suas ações para aquecer as vendas e consiga atender a busca dos clientes pelos presentes”, explica a analista técnica do Sebrae/PB, Cláudia Pereira.
Proprietária de uma loja de presentes, localizada em Guarabira, Gláucia Amaral mantém o estoque preparado para atender a demanda durante as principais datas do ano e todas as ações, desde a compra de produtos, até a organização do estoque, divulgação de ofertas e atendimento, são planejados. “Fazemos uma reunião de planejamento semanas antes, procurando explorar pontos de mais atenção e procura, trazendo à tona nossa exclusividade. Nosso trabalho e expectativas são para que seja bem movimentado e tenhamos ótimas vendas”, diz Gláucia, proprietária da Gal Presentes.
Além dessa organização, aproveitar o Dia dos Namorados para investir em presentes personalizados é um diferencial e muito valorizado pelos clientes. Cláudia Pereira reforça que esse tipo de iniciativa por parte dos empreendedores faz com que os clientes sintam-se acolhidos e reforça a identificação dele com a empresa, podendo até mesmo ser uma forma de fidelização. “O empreendedor deve apostar na exclusividade de produtos, muitas vezes sugeridas até pelo cliente, como os produtos personalizados. Além disso, o empreendedor deve estar presente em todos os canais, como nas redes sociais, WhatsApp, panfletagem – se essa for a realidade do local – , meios de comunicação formais, como rádio, carro de som, televisão. Ou seja, ele deve estar comunicando ao cliente o que ele tem a oferecer, sejam promoções, formas de pagamento ou conteúdo dos produtos”, ensina a analista.
Na loja de Gláucia Amaral, os artigos personalizados são o diferencial. Além disso, ela investe também na decoração temática da loja para chamar a atenção dos clientes. “Temos um blogueiro periodicamente, investimos na qualidade de foto e ambiente para serem postados nas nossas redes sociais diariamente”, comenta. “Vale também aproveitar os festejos juninos, que por si só já é um período importante para as vendas, e personalizar os presentes, seja com embalagens ou produtos alusivos à data”, acrescenta Cláudia Pereira.
Atendimento – Receber bem o cliente, promovendo o encantamento dele pelo produto e pela marca fortalece o relacionamento com os consumidores e passa pelo bom atendimento. De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, não adianta o empresário ofertar os melhores produtos ou serviços se o atendimento não for satisfatório, seja na modalidade presencial ou on-line. Outras estratégias indicadas por Cláudia Pereira que auxiliam no bom atendimento e vendas é ofertar brindes, descontos para a próxima compra e facilidades na forma de pagamento.
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