O Sebrae/PB, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Senai/PB iniciaram, nesta quarta-feira (24), as atividades da terceira edição do HUB PB, que é um programa de pré-aceleração e incubação de startups desenvolvido de forma conjunta pelas três instituições. Para a edição de 2023, o programa, que é gratuito, vai selecionar até 20 projetos inovadores. As inscrições já estão disponíveis e devem ser efetuadas até o dia 24 de junho.
De acordo com o regulamento, podem participar da terceira edição do HUB PB pessoas físicas que possuam ideias inovadoras, ou pessoas jurídicas, que se encaixem em um dos seguintes critérios: possuir uma startup de base tecnológica com até dois anos de existência; ser microempreendedor individual (MEI); ou possuir uma microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).
Ainda conforme o regulamento, os projetos inscritos no programa deverão estar em fase de ideação/estágio inicial, que é quando o empreendedor já possui uma ideia e deseja transformá-la em um modelo de negócio sustentável, ou em desenvolvimento. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pelo formulário eletrônico do HUB PB, que está disponível nos sites www.sebraepb.com.br, https://www.fiepb.com.br/senai/ e https://linktr.ee/hubparaiba.
A divulgação das ideias selecionadas ocorrerá no dia 17 de julho. Os empreendedores participantes receberão, durante o segundo semestre de 2023, diversas capacitações e mentorias, presenciais e virtuais, que estão conectadas às mais recentes metodologias de desenvolvimento de negócios de alto impacto. Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o programa, os interessados devem entrar em contato com os organizadores exclusivamente através dos e-mails [email protected] e [email protected].
Lançamento – Para marcar o início das atividades da terceira edição do HUB PB, as instituições organizadoras realizaram, nesta quarta-feira, uma live para apresentação e explicação do regulamento do programa. De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Ivana Sena, o programa contribui para fomentar o empreendedorismo inovador no estado, fazendo com que os empreendedores participantes sejam capacitados e que, com isso, seus projetos se tornem conhecidos e ganhem o mercado.
“É uma ação que vai muito além de instituições e que fortalece o ecossistema de inovação da Paraíba. O Sebrae é uma instituição que tem como missão fomentar a competitividade e o empreendedorismo de forma sustentável. Para isso, nós abraçamos várias ações, entre elas a inovação, trazendo sempre, com os nossos parceiros, novas estratégias que tragam bons frutos para a Paraíba. O HUB PB é uma delas, com foco nesses empreendedores que tem vontade de desenvolver, de fazer acontecer e de entregar bons produtos e serviços não só para a Paraíba, mas para todo o Brasil”, explicou.
Por sua vez, a coordenadora do IEL em Campina Grande, Valesca Gomes, destacou a importância do HUB PB para o estímulo à inovação. “O IEL acredita que investir em inovação é investir em futuro. Então, contem conosco para continuarmos com esse trabalho”, afirmou a coordenadora. Por sua vez, o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/PB, Wagner Porto, enfatizou a credibilidade e os resultados conquistados pelo projeto nos dois anos anteriores.
“Estamos iniciando a terceira edição de um projeto que nós começamos junto com os demais parceiros e que vem alcançando belíssimos resultados. Estamos falando de pessoas que iniciaram conosco com um CPF e que ao final do trabalho desenvolvido todos viraram um CNPJ, como muitos deles no mercado, Brasil afora, mostrando o que foi desenvolvido aqui. Então, com muita alegria estamos começando essa terceira edição do HUB PB”, acrescentou o gerente.