ASN PB
Compartilhe

Pequenos negócios perderam 1.606 postos de trabalho em janeiro deste ano na Paraíba

Levantamento, divulgado pelo Sebrae/PB, revela queda de vagas principalmente na indústria, agropecuária e comércio
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

O mês de janeiro não foi positivo para a empregabilidade nas Micro e Pequenas Empresas (MPE) da Paraíba, que fecharam o período com 1.606 postos de trabalho a menos, sendo 53,4% das vagas perdidas em estabelecimentos situados em João Pessoa. Este cenário é totalmente oposto à realidade de 2022, quando houve um saldo positivo no primeiro mês daquele ano, com 386 novos empregos. Os dados são do Sebrae/PB, a partir de informações coletadas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Além da Capital, a queda de emprego foi registrada em 96 municípios paraibanos, com destaque para João Pessoa (-743), Santa Rita (-375), Mogeiro (-194), Campina Grande (-158) e Mataraca (-142). O levantamento revelou ainda que a maior parte da queda das vagas de empregos nas MPEs foram registradas nos setores da indústria de transformação (-1.158), agropecuária (-249) e comércio (-115).

Na avaliação da analista do Sebrae/PB, Ivani Costa, a queda drástica de empregos nas MPEs registrada no mês de janeiro pode estar relacionada à dinâmica no mercado, por conta das contratações temporárias que tradicionalmente acontecem no período de outubro a dezembro do ano anterior. “É preciso considerar que este é o período de maior rescisão dos contratos de trabalhos temporários que são gerados no comércio durante o final do ano. Já para alguns segmentos da indústria de transformação, é período de adaptação e renegociação de contratos, isso com forte impacto nos estoques de emprego”, disse.

Cenário positivo – O levantamento do Caged mostrou ainda que houve novas oportunidades de trabalho em 127 municípios da Paraíba, apesar dos números somarem apenas 756 novas vagas. O maior número de novos postos de trabalho foi registrado em Teixeira (148), Rio Tinto (87), Sousa (64), Cabedelo (46), Cajazeiras e Conde (38). Ainda conforme os dados, as novas vagas foram ofertadas nos setores da construção civil (231) e serviços (179).

Outros dados – Com relação à administração pública foram 61 novos empregos. No entanto, o número foi menor do que os novos postos registrados nesse setor, em 2022, quando surgiram 105 vagas. Outro ponto positivo revelado pelo Caged foi o cenário nas Médias e Grandes Empresas (MGE) que, na Paraíba, perdeu apenas um posto de trabalho, realidade totalmente diferente do registrado no ano passado, quando a queda de empregos nas MGEs foi de -1.791 vagas Ainda considerando esse tipo de empresa, em janeiro deste ano não houve contratações.