Trabalhar em conjunto com a comunidade, gestores públicos e empreendedores locais em prol do desenvolvimento econômico regional. Esta é a proposta do programa Território Empreendedor Sustentável. Na terça-feira (21), foi a vez do município de Lucena, no Litoral Norte, receber a equipe do Sebrae/PB para discutir a reestruturação do Plano de Turismo na região do Vale do Mamanguape.
“As prioridades da apresentação já faziam parte do Plano de Turismo do Vale do Mamanguape, elaborado em 2018. Dentre as ações impactantes do Plano de Turismo do Vale do Mamanguape foram incluídas a criação da Associação Comercial do Vale do Mamanguape, a realização de um seminário sobre Governança para o Vale do Mamanguape, a participação dos municípios na Expo Turismo Paraíba e na Feira ABAV EXPO que acontecerá no Rio de Janeiro”, detalhou a gestora de Turismo do Sebrae/PB, Regina Amorim.
Ela elencou ainda ações que precisam ser priorizadas para o desenvolvimento da atividade turística na região, como a formatação de novos roteiros turísticos integrados do Vale do Mamanguape, a sinalização turística dos municípios da região e ainda será solicitada ao governo do Estado a construção da translitorânea, ligando Lucena ao Vale do Mamanguape.
Ao todo participaram do encontro 50 representantes dos municípios paraibanos que compõem a região Vale do Mamanguape, entre gestores públicos e lideranças do empreendedorismo local.
Incentivo – O Programa Território Empreendedor Sustentável (TES) tem o objetivo de estimular a criação de novos negócios locais e também promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável do empreendedorismo nas regiões, a partir da identificação das potencialidades de cada localidade, seja no agronegócio, turismo e infraestrutura. Na Paraíba, o Sebrae atua com o programa nas regiões do Vale do Mamanguape, Brejo e Piancó.