Com o terceiro maior aumento médio do país em termos de produtividade entre as empresas participantes do Brasil Mais, a Paraíba se destaca como um dos estados com melhor resultado no programa. Desde o início da iniciativa, em novembro de 2020, as empresas participantes obtiveram um aumento médio de produtividade de 22% no Brasil, enquanto a Paraíba registrou aumento de 35,8% em produtividade, conforme dados do Sebrae.
No estado, desde que começou a ser aplicado, 1.260 empresas do segmento do comércio já foram atendidas, de acordo com a gestora estadual do Brasil Mais no âmbito do Sebrae/PB, Cláudia Pereira. Além disso, segundo contabilizou, o percentual de satisfação (NPS) dos participantes do projeto no estado chega a 91,4%.
“Para nós, é uma grande conquista. Significa que as empresas tiveram um alto engajamento na aplicação das ferramentas, na absorção da metodologia e no interesse real de mudança com relação à inovação e à produtividade. O NPS é o reflexo do desempenho feito pelos agentes, que demonstraram alto conhecimento durante a condução dos trabalhos, fazendo com que os empresários os reconhecessem como necessários durante o tempo de acompanhamento”, explicou.
Os empresários interessados em participar do próximo ciclo do Brasil Mais, que terá início em janeiro de 2023, podem efetuar inscrição na página www.sebrae.com.br/brasilmais. O programa Brasil Mais promove a produtividade e a competitividade a partir de soluções de gestão, inovação de processos e redução de desperdícios. A iniciativa é coordenada pelo governo federal e executada pelo Sebrae.
Segundo dados do Sebrae, mais de mil agentes já atuaram no programa desde 2020, época de início do Brasil Mais. Esses profissionais acompanham as empresas por até seis meses e dão orientações sob medida para que o empresário aplique boas práticas de gestão nos negócios. O acompanhamento do ALI e a participação nas reuniões individuais e oficinas coletivas não trazem custo algum ao empresário e são 100% subsidiados pelo Sebrae.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.