A economia criativa está crescendo cada vez mais e tende a ser a forma econômica dominante no século XXI. Para muitos, não é apenas o presente, como o futuro dos negócios. É com essa percepção que será lançada, nesta sexta-feira (25), a Coleção Conecta Eventos, obra que reúne capítulos de diversos expoentes da economia criativa de todo o país. A gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, é a autora do capítulo “Economia criativa e os eventos”.
Segundo explicou, o capítulo é fruto de alguns artigos escritos para a coluna semanal que tem no Jornal A União. Nele, a gestora abordou os principais ativos econômicos da sociedade atual, que são a inovação, a cultura e a criatividade. “Falar da economia criativa é, também, falar do futuro dos eventos. Investir em criatividade e inovação é prioridade para os eventos criativos e colaborativos, porque liderar nos tempos atuais exige um modo mais inclusivo e colaborativo”, destacou Regina Amorim.
A autora aborda, também, a música, festas tradicionais e gastronomia paraibanas, bem como o turismo criativo e colaborativo existente no estado. Além disso, citou referências em economia criativa e empreendedorismo no estado, como Luciana Balbino, da comunidade rural de Chã de Jardim em Areia, a artesã Sandovânia Bertolino, da Bornal de Lacre de Campina Grande, e o artista plástico de arte naif, Clóvis Jr, entre outras.
“Destaco a sustentabilidade dos negócios, pois a gestão ambiental torna-se um princípio de competitividade para as empresas em qualquer segmento econômico, incluindo a consciência para a responsabilidade social, o cuidado com a memória afetiva do lugar e das pessoas. Enfim, deixo claro que é possível escrever uma nova história de empreendedorismo que faça sentido e cause impacto positivo na vida das pessoas”, pontuou.
O lançamento da Coleção Conecta Eventos acontecerá durante seminário nesta sexta (25), das 13h às 18h, no Espaço GS1, em São Paulo. Será uma tarde de autógrafos dos oito livros da Coleção. “Sinto a minha participação como um bom exemplo para estimular outros analistas do Sistema Sebrae, uma empresa cujo capital humano contribui para um dos maiores acervos de conhecimento sobre empreendedorismo e gestão dos pequenos negócios. Ter espírito empreendedor é lidar com gente que pensa, age, sente e se esforça para atingir resultados”, finalizou Regina Amorim. A obra já está à venda e pode ser adquirida por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.editorareflexao.com.br/universidades/grupo-conecta-eventos.
Sebrae 50 + 50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
