Pesquisa anual do Instituto Rede Mulher Empreendedora aponta que, em 2021, 62% das empreendedoras entrevistadas disseram que a digitalização teve impacto positivo nos seus negócios. O estudo revela, ainda, que os aplicativos de mensagens e as redes sociais são as ferramentas digitais mais usadas pelas empreendedoras, contabilizando 89% e 83%, respectivamente. A importância da digitalização é um dos temas abordados durante o Acelera MEI Mulher, programa de capacitação feito pelo Sebrae/PB em parceria com a empresa Trêsbê que foca na gestão de pequenos negócios.
A terceira turma do programa segue com inscrições abertas até o próximo dia 10 deste mês, com o primeiro módulo iniciando as atividades já no dia 11. O primeiro tema a ser trabalhado com as microempreendedoras individuais, público-alvo da capacitação, será “Quadro dos sonhos e autoconhecimento”. De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, a capacitação será realizada na modalidade híbrida, ou seja, permite que a participante assista aos módulos tanto presencialmente, em João Pessoa, quanto virtualmente, do local onde estiver.
“A pandemia veio mostrar que, para a mulher empreendedora, o maior desafio é fazer a gestão pessoal e a empresarial, ou seja, conseguir gerenciar o seu negócio diante de várias outras demandas que ainda são mais exigidas da mulher na sociedade. O programa vem trazer mais conhecimento acerca de temas fundamentais para uma boa gestão, como planejamento pessoal, finanças, contabilidade e marketing digital. Se a empreendedora compreender como essas frentes são importantes para o negócio, poderá demandar da melhor forma possível os serviços dos parceiros”, afirmou.
As inscrições podem ser efetuadas na loja do Sebrae/PB na internet (https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/202433341-programa-mei-mulher-aceleracao-em-gestao-para-micro-e-pequenas-empreendedoras).
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – O próximo dia 13 será de celebração da mulher paraibana empreendedora. Será realizado, às 17h, no Deck Gourmet Restaurante e Eventos, a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022. Ao todo, 45 mulheres com histórias inspiradoras se inscreveram para o prêmio, que contempla três ganhadoras em cada categoria: MEI, Pequenos Negócios (micro e pequena empresa) e Produtora Rural.
A analista técnica do Sebrae/PB e gestora estadual do prêmio, Ana Maria Mota, explicou que uma comissão julgadora formada por sete mulheres já definiu as vencedoras da etapa deste ano. “Teremos premiação estadual e, se forem vencedoras no Nacional, terão novas premiações. A premiação estadual contará com troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares e certificados. O primeiro lugar de cada categoria ganhará uma participação no Empretec; o segundo lugar ganhará uma participação no Pró Business e, o terceiro, uma participação no Bootcamp”, explicou.
A gestora afirmou que o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é um concurso instituído pelo Sebrae que busca estimular o empreendedorismo feminino ao premiar histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. “É um estímulo externo para quem acreditou na sua capacidade de realizar, para quem não desistiu diante das dificuldades e para quem não parou de se construir, se aperfeiçoar e aprender. É possível realizar projetos, concretizar sonhos, ampliar a visão, desbravar o impossível, mas ser reconhecida pelos nossos feitos têm um sabor de vitória imensurável”, destacou.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

