ASN PB
Compartilhe

Cacto como desenvolvimento econômico: evento reúne representantes mundiais para discutir avanços tecnológicos no setor 

Congresso Internacional da Palma e Cochonilha acontece até esta quarta-feira (28) em João Pessoa 
Por Divulgação
ASN PB
Compartilhe

Reunindo representantes de mais de 20 países para discutir os avanços no uso da palma como vetor de desenvolvimento econômico, teve início nesta segunda-feira (26) o X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha. O evento, promovido pela Faepa com o apoio do Sebrae/PB, está acontecendo no Centro de Convenções de João Pessoa, e vai até esta quarta-feira (28), quando será encerrado com uma visita técnica de campo, mostrando aos participantes o desenvolvimento de experiências em solo paraibano.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, ressaltou o papel da palma e da cochonilha como alternativa de atividade econômica para tirar da miséria milhares de famílias brasileiras. “Traremos para esses três dias de congresso mais de 60 palestras e um total de 134 trabalhos científicos inscritos que levarão a todos os mais recentes avanços tecnológicos que hoje são empregados no uso da palma nos diferentes ecossistemas do semiárido do mundo”, afirmou.

Já o presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou o papel que o Brasil tem enquanto reserva de recursos naturais e que fazem com que o país possa, mais que dar um bom exemplo, ser também uma fonte de alimento para todo o mundo. O presidente destacou ainda a importância dos órgãos do Sistema S na melhora da produtividade de segmentos como a agropecuária, ressaltando a importância de eventos como o Congresso. “Juntos ajudaremos a transformar o país”, destacou Melles.

O evento nesta segunda contou também com a palestra de abertura feita pelo professor Dr. José Dubeux, da Universidade da Flórida, Estados Unidos, com o tema “Cactus: A nova revolução verde em terras áridas”.

3º Agropec – Em paralelo ao X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha, que inclui também em sua programação oficinas e vitrines gastronômicas até a quinta-feira (29), a CNA e a Faepa promovem no mesmo período, a 3ª edição do Agropec Semiárido, com expectativa de público em torno de 2.000 produtores rurais e profissionais do agronegócio da região Nordeste.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.