ASN PB Atualização
Compartilhe

Sebrae promove Encontro Estadual com novos agentes locais de inovação da instituição

Evento recebeu ALIs que passaram no último processo seletivo, feito no mês de junho
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Pelo menos 37 agentes locais de inovação, selecionados no âmbito do Programa Brasil Mais-ALI para atuar em toda a Paraíba, participaram de um encontro estadual promovido nessa segunda-feira (12) no auditório do Sebrae/PB, em João Pessoa. O encontro reuniu, além dos bolsistas das cinco modalidades de atuação (Produtividade, Transformação Digital, Rural, Ecossistema e Educação Empreendedora), gerentes de agência e de unidades da instituição para o momento de acolhimento e recebimento dos novos agentes no Sebrae.

Segundo explicou a gestora estadual do Programa Brasil Mais-ALI do Sebrae/PB, Cláudia Pereira, o evento foi uma forma de apresentar a instituição aos recém-aprovados, além de promover a integração entre os agentes. O diretor técnico da instituição, Luiz Alberto Amorim, contou um pouco da história do Sebrae, enquanto a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento, Ivani Costa, apresentou o mapa estratégico da instituição.

“Os agentes assistiram, também, a uma palestra sobre o ecossistema de inovação e tiveram um momento de perguntas e respostas. A partir da próxima semana, os ALIs vão entrar em campo, já que esta semana ainda passarão por capacitações de fixação do conteúdo passado pelo Sebrae Nacional. O objetivo do encontro é promover esse momento de acolhimento e pertencimento, além de aprender mais sobre o Sebrae e seu propósito”, explicou.

A partir da próxima semana, os 37 agentes selecionados já vão a campo iniciar as atividades relacionadas ao programa, por meio de visita às empresas e diagnóstico dos principais desafios e potencialidades. Conforme explicou o analista técnico do Sebrae/PB, Pablo Queiroz, que é gestor do ALI Rural, é preciso o agente ter a mente aberta no propósito de tornar a empresa atendida por meio do programa mais inovadora e competitiva no mercado, atuando de todas as formas em busca do desenvolvimento da empresa ou da propriedade rural, no caso do agente que atuar na área rural.

“O agente vai identificar os problemas da empresa e apresentar as melhores ferramentas para solucioná-los. Ele é importante porque vai fazer a seleção dos proprietários rurais que vão receber visita, trabalhar a cartilha com eles e tudo o que necessário para desenvolver a propriedade. Procuramos, também, as atividades trabalhadas no território que tenham poder de transformação da realidade. Então, é um trabalho de envolvimento, busca e transformação”, afirmou.

Por sua vez, a ALI Ariadne Carvalho, que vai atuar no segmento rural, disse estar com boas expectativas para assumir a nova função. “Fiquei muito tempo na universidade, mas sempre gostei da parte de extensão. Minha família é produtora, então, quero levar o conhecimento acadêmico para as propriedades que atender e quero aprender com a troca de informações e conhecimento com os produtores e o Sebrae, que é uma escola”, frisou.

Programa Brasil Mais-ALI – Impulsionar a produtividade das empresas brasileiras, por meio de ações de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. Essa é a proposta do BrasilMais-ALI, programa gratuito desenvolvido através de parceria entre o Sebrae e o governo federal, que realiza capacitações, consultorias e acompanhamento técnico, auxiliando pequenos negócios no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais do mercado.

Sebrae 50+50- Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.