ASN PB
Compartilhe

Pequenos negócios rurais: inovação e controle de gestão são principais recomendações do Sebrae

Analista do Sebrae enfatiza gerenciamento de redes sociais como forma de se aproximar dos clientes durante pandemia do coronavírus
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

A crise provocada pela pandemia do coronavírus (Covid-19) tem afetado os mais diversos segmentos econômicos e, com os donos de pequenos negócios da agricultura, não poderia ser diferente. Embora o impacto possa ser considerado menor, os produtores devem reforçar os cuidados com a produção e o fluxo de caixa. Dessa forma, o Sebrae Paraíba recomenda, dentre as dicas para o momento atual, buscar inovação e controle de gestão do negócio.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, é importante o produtor rever o planejamento do seu negócio, focando nos gastos que estão sendo feitos, incluindo a produção, colheita ou compra de rações e custos do dia a dia. Para ele, estar com o controle detalhado do fluxo de caixa, verificando minuciosamente receitas e despesas, é o caminho para melhorar a redução dos custos e otimizar o uso de insumos, mão de obra e manter bons índices de produtividade.

Ainda pensando em termos de gestão do negócio, o analista recomendou que os produtores revejam os investimentos na produção e analisem a possibilidade de adiar processos de colheita de alimentos, por exemplo. “Também deve-se atentar a novos canais de comercialização e conversar com os fornecedores. Se precisar de capital externo, é bom ficar atento a linhas de crédito que os bancos públicos e privados estão oferecendo. Algumas linhas que o governo lançou favorecem o pequeno produtor. Prazos de pagamento de financiamentos também estão sendo revistos pelos bancos e podem ajudar o produtor nesse momento”, destacou Jucieux Palmeira.

Inovação com as redes sociais – O analista do Sebrae Paraíba sugeriu, como dica de inovação neste período, estabelecer dia e horário da semana para realizar entregas junto aos clientes, como forma de evitar aglomerações e contato físico. “Organizar previamente facilita a entrega dos produtos. Esse contato pode ser feito por redes sociais ou whatsapp, por exemplo. Nas redes sociais, também é possível criar uma rotina de divulgação dos produtos disponíveis e dos preços”, afirmou.

Outra dica relacionada ao uso das redes sociais é a facilidade de promoção do diferencial do produto. “O dono de pequeno negócio precisa compreender o conceito de inovação de forma abrangente. Geralmente, ele vem associado a alta tecnologia, o que não faz parte da realidade do pequeno produtor rural. Porém, o acesso a pequenas empresas locais e à tecnologia presente nos smartphones, por exemplo, já tornam a inovação possível. A promoção do produto pelas redes sociais é fundamental neste momento”, salientou Jucieux Palmeira.