-
Proporcionar aos empreendedores de pequenos negócios um serviço gratuito e personalizado de orientação empresarial, identificando dificuldades e propondo soluções que possam trazer benefícios para a empresa. Esse é o objetivo do Negócio a Negócio, programa desenvolvido pelo Sebrae Paraíba para auxiliar os empreendedores com os principais problemas enfrentados no dia a dia de uma empresa. Baseado em um modelo de visitas presenciais, o programa teve a sua dinâmica alterada recentemente para se tornar mais uma ferramenta de apoio aos pequenos negócios durante a crise provocada pela pandemia do coronavírus.
De acordo com o analista do Sebrae Paraíba, Thiago Jatobá, com a impossibilidade de realização das visitas presenciais nesse período de distanciamento social, a agência regional da instituição em Campina Grande decidiu manter contato online e por telefone com os microempreendedores individuais (MEIs) atendidos pelo programa nos anos de 2018 e 2019.
“Nós entramos em contato com o cliente, perguntamos se ele está tendo alguma dificuldade e nos colocamos à disposição para orientar sobre procedimentos tributários e de crédito, atualizar informações sobre o vencimento da contribuição mensal do MEI e sobre a prorrogação do prazo para entrega da declaração anual. Também estamos orientando sobre o acesso ao benefício concedido pelo governo federal, além de buscar responder outras perguntas específicas sobre temas como finanças, marketing e vendas”, explicou o analista.
A intenção do programa é continuar realizando esses atendimentos a distância até que seja possível retomar as visitas presenciais. Quando isso acontecer, em sintonia com as recomendações das autoridades em saúde, o objetivo é visitar todos os clientes que receberam as orientações do Negócio a Negócio através do telefone ou das ferramentas digitais.
“Nesse momento em que os clientes do programa precisam de mais orientações, resolvemos intensificar as atividades, com o objetivo de prestar um atendimento proativo, tendo como foco as questões mais recentes de interesse empresarial. Sabemos que essas orientações são valiosas e podem contribuir com o desempenho dos negócios impactados”, destacou Thiago Jatobá, ao pontuar que a meta do programa para este ano é atender cerca de 4 mil microempreendedores individuais em Campina Grande e região.
-
