As redes sociais e a entrega por delivery estão se mostrando verdadeiras ferramentas para os donos de pequenos negócios nesse momento em que o isolamento social é necessário para conter a disseminação da pandemia do coronavírus (Covid-19). Para além do uso habitual, é possível manter contato com os clientes e gerar vendas, como forma de contornar a crise vivida atualmente, conforme recomendações do Sebrae Paraíba. Duas empreendedoras do Brejo paraibano estão usando as redes sociais e a entrega em domicílio para divulgar seus produtos e inovar durante a quarentena.
Uma delas é Joelma Victor de Oliveira, proprietária da Eventu’s Recepções, localizada em Guarabira. Ela é uma das empresárias que está sendo atendida pelo Sebrae por meio de consultoria online. Antes da pandemia, ela trabalhava com eventos, mas com a medida de fechamento de espaços que não sejam considerados essenciais, ela inovou e criou a “Festa na Caixa”. “Já que não se pode ir até a festa, a festa vai até o cliente. Com o delivery, entrego kits com produtos que ofereço no buffet, como salgados, doces, tortas e refrigerantes. Temos os kits Festa Pronta, Chá da Tarde, Café da Manhã, Cinema em Casa e Torta na Caixa”, explicou.
De acordo com Joelma, o Dia das Mães, comemorado no último domingo, gerou muitas vendas de kits e de pratos para o almoço. “Com isso, já surgiram novos pedidos de entrega de pratos prontos. No caso dos kits para festa, também digo que tem a possibilidade de comemorar online. Sempre penso em alguma novidade para atrair o cliente e já estou imaginando o que farei para o Dia dos Namorados e o São João”, destacou, acrescentando que já vendeu kits até para clientes que moram em Portugal e no Rio de Janeiro. “Mas a entrega foi para pessoas que moram aqui. A rede social é muito importante nesse modelo de negócio”, frisou.
Outra empreendedora que está usando as redes sociais para continuar vendendo seus produtos é Maria Tereza Medeiros, dona da loja Maria Mel, que vende roupas em Guarabira. Ela contou que, como o comércio fechou, ela precisou intensificar as publicações e, também, começou a fazer promoções. “Para contornar toda essa situação, resolvemos não parar. Sentimos a necessidade de nos conectar com nosso público virtualmente, gerando sempre conteúdo e observando como ele se comportaria e interagia. Percebi logo de cara que nosso ramo ia ser atingido em cheio, então veio a ideia de pegar produtos de coleções passadas e postar com preços felizes e fazer o delivery até a casa das nossas clientes. As ações deram certo, na medida do possível, e mostramos aos nossos clientes que estamos vivos”, afirmou a empreendedora.
Atuação remota – Por causa das medidas de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, a atuação do Sebrae Paraíba tem sido feita de maneira remota, seja através dos canais online, como o Whatsapp (83) 99193-3372 e o site https://www.sebraepb.com.br, ou pela Central de Relacionamento (0800 570 0800). “Também realizamos consultorias online para os empreendedores e dispomos de orientações para que eles possam se superar e despertar para um novo modelo de negócio. Nosso maior objetivo é ajudar a salvar o maior número possível de pequenos negócios”, destacou a gerente regional do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana.
Dentre as principais ferramentas utilizadas atualmente, conforme a gestora, estão redes sociais e delivery. “O delivery já estava sendo usado pelos donos de pequenos negócios aqui na região desde antes da pandemia, mas com ela seu uso se intensificou, especialmente os negócios ligados à alimentação, como hamburguerias, restaurantes e lanchonetes. Empresas que estão sofrendo mais impactos neste momento, como o segmento de moda, confecções e acessórios, também aderiram à modalidade. O uso das redes sociais também é importante como forma de alavancar as vendas e se reinventar”, afirmou Jacy Viana.
