ASN PB
Compartilhe

Sebrae Paraíba participará de mapeamento de vocações e identidade de Campina Grande

A iniciativa tem, dentre os objetivos, conquistar a indicação para o selo de cidade criativa da Unesco
Por Redação
ASN PB
Compartilhe

Uma parceria entre o Sebrae Paraíba, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande e demais parceiros do ecossistema de inovação local será responsável pela produção de um mapeamento das vocações e identidade do município. A iniciativa, que terá início ainda neste primeiro semestre, tem como maior propósito conhecer as principais vocações de Campina Grande como estratégia de promoção do ecossistema de inovação do município. 

-

Conforme explicou a analista do Sebrae Paraíba, Ivana Sena, a partir do mapeamento será possível analisar as vocações para fazer um planejamento estratégico para cada área detectada, bem como identificar a identidade da cidade. Além disso, a ação tem como objetivo estratégico conquistar a indicação de Campina Grande para receber o selo de cidade criativa e inovadora e, assim, integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).  

-

A analista estipulou, também, que o mapeamento leve, em média, dez meses para ser concluído. “Durante conversa entre o diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, e os parceiros do ecossistema, viu-se a possibilidade de indicar Campina Grande a este selo por ela possuir algumas expertises, especialmente voltadas para as artes midiáticas. Então, é importante trabalhar esse potencial que temos e divulgar a cidade para que possamos concorrer ao selo da Unesco”, afirmou Ivana Sena.  

-

Com o mapeamento, a expectativa é que aconteça a reorganização do ecossistema de inovação local, resultando em uma produção coletiva de um conjunto de iniciativas, propostas e ações estratégicas visando o incremento competitivo de indivíduos e empresas. Assim, será possível desenvolver e oferecer produtos e serviços inovadores e sustentáveis, geradores de riqueza e que contribuem para atrair e fixar capital financeiro e humano de qualidade na cidade.  

-

“A aproximação a cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco possibilitará o acesso privilegiado aos projetos de vanguarda relacionados às melhores práticas urbanas, viabilizando o intercâmbio de indivíduos criativos e de ideias. O estabelecimento de uma visão de futuro possível e desejável, com base nas vocações e potencialidades locais, funciona como um elemento catalisador de processos mentais capazes de incrementar sentimento de orgulho de pertencimento e aumento da autoestima da população, atributos indispensáveis aos processos criativos. Por meio desta ação, o Sebrae acredita contribuir com a construção de um cenário propício e o fortalecimento do ecossistema de inovação”, destacou a analista técnica do Sebrae Paraíba.  

-

A Rede de Cidades Criativas da Unesco é um projeto que a Unesco lançou, em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano.