Contribuir para a criação de uma identidade econômica, cultural e social para os pequenos negócios do município de Soledade, localizado na região do Agreste paraibano. Essa é a proposta de uma consultoria que o Sebrae Paraíba, por meio de um convênio com a Prefeitura Municipal, está realizando com 53 empreendedores de pequenos negócios da cidade, especialmente dos segmentos de alimentação e artesanato.
Conforme a agente de desenvolvimento do município, Ana Maria Nascimento, estão sendo atendidos pela consultoria, iniciada no mês de junho, empreendedores cujos negócios estão localizados no entorno da BR-230. “Muitas pessoas passam diariamente por esse trecho da cidade, indo para o Sertão ou para o Litoral, e param para comer o famoso sanduíche de queijo daqui. Dessa forma, queremos aproveitar esse fluxo para mostrar outras potencialidades do município”, afirmou Ana Maria, ao destacar que “queremos mostrar que Soledade é muito mais do que uma cidade de parada para lanches e dormitório”.
Para que esse objetivo seja atingido e os pequenos negócios da cidade possam contribuir com a construção e a difusão da identidade do município e de suas vocações econômicas, culturais e sociais, a consultoria, que será realizada até o mês de outubro, vai atuar na realização de um diagnóstico, ouvindo as dificuldades e sugestões dos empreendedores, na capacitação dos participantes e na orientação do processo de reestruturação dessa área geográfica do município.
De acordo com a consultora Fernanda Melo, além de pequenos negócios do segmento de alimentação, a consultoria também vai trabalhar com artesãos e empreendedores culturais que atuam no entorno da BR-230. O objetivo é requalificar essa área, melhorando a sua imagem, criando uma identidade regional, agregando novos valores aos pequenos negócios da cidade e, por meio dessas ações, contribuir para o desenvolvimento local.
Por sua vez, a analista técnica do Sebrae Paraíba, Fabíola Vieira, ressaltou a importância da consultoria para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios da cidade. “A consultoria se fundamenta no processo de transformação da economia local, respeitando as vocações e seus atores, e construindo ao final alguns caminhos para as empresas tornarem-se verdadeiramente competitivas, inovadoras e economicamente harmônicas com o território”, explicou a analista.
-
