Com foco no estímulo ao consumo de produtos da pesca, atividade que envolve milhares de pessoas em todo o Brasil, teve início na última quarta-feira (1º) a Semana do Pescado. O evento, que está em sua 18ª edição e segue com uma série de atividades até o dia 15 deste mês, tem o Sebrae como uma das instituições apoiadoras. Na Paraíba, uma das iniciativas alusivas ao período foi uma visita técnica realizada nesta semana a um produtor de tilápia e camarão do Brejo paraibano.
Integrante do projeto de Aquicultura da instituição, o Vale Piscicultura, projeto localizado na cidade de Borborema, produz, em média, de 3 mil a 3,2 mil quilos de tilápia por lote e de 700 a 900 quilos de camarão por lote. Participaram da visita o diretor de finanças do Sebrae Paraíba, Neto Franca, o analista técnico da instituição, Jucieux Palmeira, e a gerente regional do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana.
De acordo com um dos sócios, Diógenes Henriques, a visita foi importante para mostrar a produção nos viveiros. Além disso, o produtor salientou a relevância da Semana do Pescado. “Sempre é bom ouvir as novidades no mercado para aprimorar a visão do produtor rural e, neste sentido, a relação com o Sebrae tem sido uma via de mão dupla. Durante a pandemia, as vendas ficaram mais difíceis, tendo em vista o fechamento do comércio e o aumento no preço da ração, mas temos de ser otimistas”, afirmou.
Outra iniciativa que será realizada durante a Semana do Pescado no âmbito estadual será o desenvolvimento de pratos envolvendo a tilápia em restaurantes da capital do estado. De acordo com o analista técnico Jucieux Palmeira, a ação será realizada pelo chef Aurélio, um dos maiores incentivadores do consumo da tilápia no estado e cujo trabalho com o preparo culinário do peixe é reconhecido nacionalmente. “Com apoio do Sebrae, ele irá desenvolver diversos pratos que os restaurantes poderão vender não só no período da Semana do Pescado, mas também incorporar aos seus cardápios, incentivando, dessa forma, o consumo da tilápia no estado”, afirmou, acrescentando que mais ações estão sendo programadas para o período.
O chef Aurélio, conhecido por ser capaz de elaborar desde um jantar sofisticado até um lanche tendo como estrela a tilápia, está, atualmente, auxiliando com a rota gastronômica do Vale do Sertão. “Em todos os estabelecimentos aonde vou, procuro inserir a tilápia para valorizar o cardápio de alguma forma. Trata-se de um peixe muito versátil, que tem leveza e sabor suave, mas que, por outro lado, não se desmancha. Com ele, é possível fazer ceviche, sushi, sashimi e até mesmo fondue. Além disso, é um peixe saudável e que pode ser consumido por todos. Então, a Semana do Pescado será importante para mostrar as vantagens da tilápia e auxiliar a desenvolver a cadeia produtiva do peixe, bem como da piscicultura”, disse.
A Semana do Pescado – A campanha é realizada anualmente na primeira quinzena de setembro com ações promocionais e eventos gastronômicos. Além do Sebrae, o evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Secretaria Nacional de Pesca, Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Originalmente criada pelo extinto Ministério da Pesca para incentivar as vendas, a campanha atualmente é organizada pelo próprio setor produtivo. A ação, que busca fortalecer o consumo do pescado nos lares brasileiros, é considerada uma “segunda quaresma”. Durante o período, ações como aumento na oferta do produto e preços atraentes são um diferencial.
