Uma das principais datas comemorativas do ano, principalmente em relação às vendas do varejo, o Dia das Crianças será comemorado na próxima terça-feira (12). Faltando menos de uma semana para a celebração, os donos de pequenos negócios ainda podem usar da organização e criatividade para aumentar as vendas, consideradas essenciais neste propósito. A analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, sugeriu dicas para aproveitar o período.
Um dos pontos importantes ressaltado pela analista é o planejamento com antecedência, ou seja, o empresário montar antecipadamente as estratégias de vendas, tanto para a loja física quanto para a virtual. “Ambientação da loja, exposição dos produtos e postagens de divulgação nos principais canais digitais, por exemplo, são boas estratégias. Além disso, é preciso ter atenção com a aquisição de produtos, pois é importante um bom controle do seu estoque”, pontuou.
Outra dica recomendada por Espínola é organizar todos os produtos por faixa etária. Segundo explicou, por ser uma data que tanto pais quanto outros parentes, a exemplo de tios, avós e padrinhos, gostam de presentear, é bom dar opções a esses públicos. “Isso fará com que as vendas aumentem de forma satisfatória. É possível, também, pensar em combinações criativas que possam atingir meninas, meninos e gêmeos”, sugeriu.
A analista técnica do Sebrae Paraíba comentou que, embora as lojas de brinquedos sejam um dos negócios que registram aumento nas vendas do período, vários tipos de negócios podem se beneficiar com a data, a exemplo de lojas de confecção e os segmentos de alimentação, turismo, recreação, SPA infantil e presentes personalizados. Ela salientou, ainda, que quando se fala em inovação no mundo dos negócios, a criatividade não tem limites.
“A utilização de aplicativos de mensagens, mídias sociais, e-commerce e marketplace representa estratégias que as empresas precisam estar inseridas. Fazer campanha de pré-venda com os clientes, preparar todo o ambiente do negócio com a temática infantil, criar atrativos divertidos em suas lojas físicas ou digitais, dar opções de pagamentos para os clientes para facilitar uma venda rápida e segura e por que não, fazer ações sociais atreladas às vendas de alguns produtos?! Tudo isso ajuda com as vendas”, enumerou.
