ASN PB Atualização
Compartilhe

Brasil Mais-ALI: programa do Sebrae Paraíba contribui para o aumento da produtividade nos pequenos negócios

Empresária de Campina Grande, que atua no mercado da saúde, destaca melhorias no faturamento e no posicionamento da marca
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

Impulsionar a produtividade das empresas brasileiras, por meio de ações de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. Essa é a proposta do Brasil Mais-ALI, programa gratuito desenvolvido através de parceria entre o Sebrae e o governo federal, que realiza capacitações, consultorias e acompanhamento técnico, auxiliando pequenos negócios no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais do mercado. Atualmente em seu quarto ciclo na Paraíba, o programa já se aproxima de mil empresas atendidas em todo o estado.

Uma delas é a Campina Saúde, que atua no comércio atacadista e varejista de materiais médicos e hospitalares. Com um ano de mercado, a empresa participou do Brasil Mais-ALI no começo de 2022 e já comemora os resultados obtidos através do programa. “A busca pelo Brasil Mais-ALI ocorreu devido ao propósito de crescer de forma inovadora. O programa se encaixou perfeitamente no que eu buscava e trouxe soluções inovadoras que nos ajudaram no posicionamento da empresa no mercado. Como toda empresa recém-chegada, precisávamos de forma diferenciada nos apresentar e essa condução do projeto foi ideal. As orientações foram didáticas, inovadoras e muito práticas”, destacou a empreendedora Sabrina Ramalho.

Fundadora da empresa, a enfermeira conta que o negócio, atualmente com cinco colaboradores, nasceu do seu sonho de oferecer um serviço de venda especializado na área de saúde, buscando excelência no atendimento. “Os benefícios (trazidos pelo programa) são incontáveis: posso citar desde a estruturação e posicionamento da marca até a adesão maior dos nossos colaboradores. Além disso, entre alguns resultados, temos em especial os contratos firmados após a elaboração junto com a nossa facilitadora no Brasil Mais-ALI. A partir de uma fundamentação tão bem embasada e de ações estratégicas simples e eficazes, não poderia ser diferente: aumentamos nossa produtividade e consequentemente o nosso faturamento”, acrescentou a empresária.

Sobre o programa – O Brasil Mais-ALI tem o objetivo de impulsionar a produtividade das empresas brasileiras por meio de soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir os desperdícios. Ao participar do programa, a empresa recebe gratuitamente acompanhamento e orientação de um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae por um período de quatro meses. Durante essa fase, o ALI faz um diagnóstico da situação da empresa para avaliar a realidade do negócio e auxilia o empresário na construção e implantação de um plano de inovação.

A iniciativa tem ajudado as micro e pequenas empresas de todo o país com melhorias rápidas, redução de custos, inovação de processos e aperfeiçoamento da gestão de recursos. De acordo com a gestora estadual do Brasil Mais-ALI no Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, o programa também incentiva novos formatos de atuação para as empresas participantes.

“Com o objetivo de auxiliar as empresas a realizarem ações que visam aumentar a produtividade, aumentar a receita e reduzir os custos, o Programa Brasil Mais-ALI colabora também no despertar do empresário para o lado externo do negócio, estimulando parcerias que podem render para as empresas o acesso a novos mercados e novos formatos de atuação”, acrescentou a gestora. Para mais informações sobre o Brasil Mais-ALI, os interessados podem entrar em contato com o Sebrae Paraíba através da Central de Relacionamento e do WhatsApp, ambos com número 0800 570 0800.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.