ASN PB Atualização
Compartilhe

Com apoio do Sebrae/PB, empreendedoras de Pitimbu concluem capacitação do Programa Efeito Furacão

Iniciativa foi feita em parceria com a Prefeitura Municipal e a Be.Labs. Instituição iniciou, também na cidade, consultoria na área de gastronomia
Por Divulgação
ASN PB Atualização
Compartilhe

O município de Pitimbu encerrou, na última semana, o Programa Efeito Furacão, fruto de parceria entre o Sebrae/PB, a Be.Labs e a Prefeitura Municipal. Voltada a empreendedoras, a iniciativa beneficiou mais de 30 mulheres da região por meio de capacitações e encontros coletivos. As empreendedoras tiveram acesso a conteúdos como modelo de negócio, efeito ágil de concepção de empresa e produto, atendimento ao cliente, inovação, empoderamento e protagonismo feminino.

“A perspectiva principal do programa foi o fomento e fortalecimento do empreendedorismo feminino na região de Pitimbu. Esse objetivo foi alcançado através do treinamento e mentorias oferecidos pelo Programa Efeito Furacão. Dessa forma, as empreendedoras já estão aptas a colocar em prática as lições aprendidas e todo potencial empreendedor que demonstraram possuir”, enfatizou a analista técnica do Sebrae/PB, Niviane Maria.

Uma das beneficiadas foi a empreendedora Josefa, mais conhecida como Dona Nica, da Chácara Cozinha da Roça, que fica na zona rural de Pitimbu. Ela contou que enfrentou diversos desafios antes de começar a empreender, a exemplo de sentir vergonhade receber os clientes. “Além disso, a cozinha era pequena e apertada para as funcionárias. O fogão a lenha só tinha duas chapas. Hoje, a cozinha está bem maior e o fogão tem nove chapas. Quando comecei, muita gente disse que não daria certo, mas hoje estou aqui. Tenho amor pelo lugar, pelas pessoas e isso me deixa muito feliz”, contou.

Gastronomia – Pelo menos 15 empreendedores do setor de bares e restaurantes do município de Pitimbu, Litoral Sul paraibano, estão participando de capacitações voltadas à área da gastronomia, com o objetivo de fortalecer o setor. Os cursos, promovidos pelo Sebrae/PB em parceria com a Prefeitura Municipal, tiveram início na última semana e contam, além de encontros coletivos, com mentorias individuais.

De acordo com o gerente da agência Sul do Sebrae/PB, Cláudio Soares, as capacitações serão na área de manipulação de alimentos e inovação na gastronomia. Para isso, será analisada a potencialidade do município na área gastronômica, considerando elementos já típicos da região, a exemplo de inhame, macaxeira, lagosta, marisco, peixe e mangaba. Os empreendedores que participam das consultorias são do centro de Pitimbu e da praia de Acauã.

“Com base nisso, vamos trabalhar temas como segurança alimentar no processo de manipulação, formação de cardápio, formação de preços competitivos para venda, entre outros. A consultoria vai focar na inovação dos pratos e cardápio e teremos como responsável o chef Aurélio, que tem vasta experiência com eventos e formação e preparação de restaurantes, além de visão estratégica voltada tanto à rentabilidade quanto à experiência do cliente”, explicou o gerente.

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

-

-